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Nenuco: Marca intergeracional da Famosa faz 45 anos

Por a 2 de Dezembro de 2022 as 13:59

NenucoO bebé brinquedo que faz parte das brincadeiras de três gerações de portugueses apresenta três novidades no mercado nacional, onde fatura 4,2 milhões de euros e integra o Top 5 das marcas de brinquedos mais vendidas

Alicante, Espanha, 1977. Na fábrica de Onil, Isidro Rico Juan, cofundador da Famosa, produtora das marcas de brinquedos Nenuco, Barrigitas, Pinypon e Nancy, lidera a equipa (formada pelo escultor Agustín Juan, a designer África D’ângulo, o designer gráfico Joaquín Quert e o engenheiro industrial Francisco Giner) que criou o bebé Nenuco: um boneco de 42cm, com corpo de polietileno, pernas, braços e cabeça em vinil, cabelo implantado e olhos sonolentos que tomava biberão, fazia chichi e formava bolinhas na boca (através de um mecanismo hidráulico inovador).

O lançamento foi um sucesso e, no ano seguinte, em 1978, a Famosa produziu 1,9 milhões de peças, entre bonecos e acessórios, na fábrica de Alicante. Hoje, 45 anos depois, a empresa espanhola comercializa 2,5 milhões de bebés Nenuco anualmente, o que representa um volume de negócios global de 40 milhões de euros. “A marca, que atualmente conta com 60 referências à venda em mais de 50 países, foi evoluindo ao longo das décadas, adaptando-se a modas e tendências sociais e, nos últimos anos, incorporando tecnologia nos produtos, sem renunciar ao papel clássico do brinquedo”, resume Irene Sotillo, diretora de marketing da Famosa, em entrevista ao Hipersuper. “Os bebés Nenuco contribuíram para educar valores, como a afetividade e o cuidado, junto de três gerações, através da brincadeira e da representação de papéis”, acrescenta.

A Famosa nasceu em Onil em 1957 em resultado da união de pequenas empresas de brinquedos para fazer frente às alterações tecnológicas no setor, com o nome Fábricas Agrupadas de Muñecas de Onil, S.A. A empresa está integrada no grupo Giochi Preziosi desde 2019.

As novidades no mercado português

Em Portugal, a marca alcançou vendas de 4,2 milhões de euros no ano passado, segundo dados da GfK, fornecidos pela marca, ocupando a posição número 1 na categoria de “nurturing” e a quinta posição entre as marcas líderes no mercado português de brinquedos.

Para assinalar o aniversário, a Famosa lançou uma campanha de comunicação no mercado português. “É um anúncio muito emocional que destaca Nenuco como uma marca intergeracional que marcou os pais de hoje e está agora a marcar os seus filhos”, sublinha Irene Sotillo, acrescentando que o vídeo destaca ainda os “valores da marca, como a ternura e a reprodução de papéis de cuidado através do ato de brincar”.

A data de lançamento do anúncio não é alheia à época natalícia. Como explica a diretora de marketing da Famosa, esta altura festiva representa entre 70% a 80% das vendas. “A época natalícia continuará sempre a dominar as vendas de brinquedos devido a uma questão cultural e de hábitos de consumo que é muito difícil de reverter”. Para contornar a sazonalidade, a marca tem vindo a lançar novos artigos de preço mais baixo, que visam encorajar o consumo ao longo do ano, assim como pequenos artigos de coleção. “Em Portugal, o Dia da Criança está a tornar-se cada vez mais importante, o que nos permite contornar a sazonalidade mais do que em outros mercados”, salienta a responsável.

Irene Sotillo, diretora de marketing da Famosa

Irene Sotillo, diretora de marketing da Famosa

Com o Natal à porta, a Nenuco apresentou três novidades no mercado nacional que se adaptam às novas tendências e preferências de consumo, além de incorporarem as realidades do dia a dia das famílias. O Nenuco e Petuco, constituído pelo bebé e seu amigo de quatro patas, o cão, “uma realidade com a qual as crianças cada vez estão mais familiarizadas com o número de animais de estimação a crescer nos lares”. O Nenuco, Estás bem tapadinho, que segue a tendência “swaddling”, de aconchegar os bebés antes de dormir. Além de um Nenuco de grandes dimensões, o pack inclui um pijama, uma chupeta, um porta-chupetas para prender na roupa, botas e um saco de água quente. E o Nenuco, Passeio com o Mateo, que inclui, além do Nenuco, um porta-bebés que se converte numa rede para transportar o bebé e acessórios como chupeta, guizo e biberão.

Reinventar os clássicos na época da tecnologia

As crianças aprendem em grande medida imitando os mais velhos. E, tal como os adultos já não sabem viver telemóvel, também as crianças mostram nos últimos anos um maior interesse por brinquedos tecnológicos. Para acompanhar esta evolução, a Famosa tem desenvolvido produtos “que permitem a interação e brincar com ou sem um tablet”, explica Irene Sotillo. “Um dos grandes valores diferenciais do grupo Famosa é a união perfeita entre a reinvenção dos clássicos e a tecnologia”, afirma a responsável dando a marca Nenuco como exemplo. “Líder indiscutível em Portugal e Espanha e em muitos outros países na categoria de bonecos para bebés, a marca tem na carteira de produtos bonecos que ajudam ao desenvolvimento da criança com um ‘role play’ clássico e sem tecnologia ou também jogos que adicionam componentes mais interativas”.

Um exemplo de incorporação das novas tecnologias nas coleções é o Nenuco Happy Doctor, que recria um jogo de médicos através de uma aplicação de realidade aumentada com a qual se pode ir a uma consulta, tratar ossos partidos ou eliminar piolhos, entre outros. Se as crianças quiserem brincar sem tablet, o boneco interativo reage com choros, risos e sons aos diferentes acessórios de médico.

A equipa de design foi também aplicando em cada época as novas tendências em vestuário e penteados. Se, no final dos anos 70 e 80, os primeiros Nenucos vestiam modelos de corte mais clássico com roupa de renda ou malha adornada com bordados, hoje o armário está repleto de designs coloridos e divertidas ilustrações. A evolução das tendências nestes anos é também visível nos acessórios, como a boia flamenco, o triciclo, a cadeira de segurança para automóvel e o robô de cozinha para preparar papinhas.

Esta evolução é também extensível aos conteúdos digitais. O canal de YouTube de Nenuco conta com mais de 750.000 subscritores e a página de Facebook com mais de meio milhão de seguidores.

Com esta estratégia de renovação das marcas principais, lançando produtos em linha com as tendências atuais, e o investimento em novas marcas, como são exemplo as recém-chegadas ao mercado português bonecas Trotties, a Famosa estima registar este ano um crescimento 2% em vendas no mercado português.

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