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Retalho especializado com retoma “surpreendente” em 2022

Por a 29 de Novembro de 2022 as 15:01

lojaA retoma do setor do retalho em 2022 “foi surpreendente”, considera a empresa de recrutamento Michael Page, ressalvando que a grande surpresa é o retalho especializado que, em algumas áreas, conseguiu obter recordes de vendas face a 2019.  Para a empresa, a retoma esteve alicerçada, por um lado, no  aumento de consumo que se observou e, por outro, em equipas que “demonstraram ter uma grande capacidade de adaptação e resiliência”.

Se, no primeiro trimestre, a procura por novos perfis esteve mais focada na vertente digital, nos trimestres seguintes observou-se um aumento da procura por perfis de operação, ou seja, vendedores e gestores de loja, explica a Michael Page. “Este dinamismo do mercado poderá ser explicado pelas transformações digitais e de logística que as empresas estão a desenvolver, mas também pelo grande investimento internacional em Portugal, com a chegada de novos players que oferecem condições de trabalho mais aliciantes”.

Atualmente, os candidatos a trabalhar no setor do retalho procuram melhores condições salariais, mas também outras regalias,
nomeadamente o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional, segundo o estudo anual da empresa de recrutamento  sobre as principais tendências do mercado de trabalho para quadros executivos em empresas de grande dimensão.

“Nas funções com turnos rotativos, observa-se uma procura por funções com horários mais estáveis, nas funções de sede procuram-se projetos com possibilidade de trabalhar em modelo híbrido. Se, em 2021, se observou uma grande alteração nas prioridades dos colaboradores, 2022 veio realçar ainda mais essas prioridades, juntando à estabilidade financeira, a procura pela realização pessoal e a possibilidade de compatibilizar o trabalho com a vida pessoal”,  revela o estudo.

Por outro lado, a aposta na profissionalização tem levado à procura de profissionais com formação académica. Por isso, as empresas têm feito um “grande esforço” na criação de academias e na facilitação do acesso ao ensino superior com o objetivo de ajudar as suas equipas, valorizando nos candidatos competências como a proatividade, o dinamismo e a vertente estratégica. “Paralelamente a esta tendência, continuou a observar-se uma grande procura por perfis nas áreas tecnológicas, de marketing e logística, fruto do grande desenvolvimento das plataformas de e-commerce e da presença digital das marcas”.

Relativamente à remuneração, e observando-se um aumento salarial médio de 5% para funções qualificadas, nas funções de Direção, a posição de Diretor Geral pode auferir até 160 mil euros e de Diretor de Marketing até 130 mil euros. Nas funções de Compras, o Retail Manager pode ganhar entre 42 e 63 mil euros, enquanto nas funções de Operações no retalho alimentar e especializado de grande dimensão, a remuneração máxima de 80 mil euros cabe ao Diretor Comercial de Retalho, acrescenta o estudo.

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