Exportação FMCG Homepage Newsletter Vinhos

IVDP leva 20 empresas a Londres para promover o Vinho do Porto

Por a 28 de Novembro de 2022 as 23:34
vinho

Será uma grande prova de Vinhos do Porto destinada a profissionais, retalhistas, sommeliers, imprensa e bloggers especializados e vai ter lugar a 29 de novembro, em Londres, numa ação que marca, cinco anos depois, o regresso destas grandes iniciativas a um mercado que é tradicionalmente consumidor de Vinho do Porto.

O acontecimento, da responsabilidade do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, IP (IVDP), vai contar com a participação de vinte empresas, que apresentarão várias das suas melhores referências, entre as quais se contam algumas das novas categorias, designadamente Vinho do Porto Tawny 50 anos e Vinho do Porto Branco 50 anos, a que se junta, para os vinhos com mais de 80 anos, a categoria Very Very Old Tawny Port. Em prova, no histórico The Charterhouse, estarão mais de 160 vinhos, que mostrarão toda a diversidade do Douro.

O presidente do IVDP, Gilberto Igrejas, considera que “há um peso histórico-cultural de mais de três séculos entre o vinho do Porto e o mercado inglês que convém cimentar. É – e será sempre – um mercado preferencial”.

Esta deslocação do IVDP à capital britânica ficará igualmente marcada pela Final do Concurso Master of Port, que irá selecionar o primeiro representante do Reino Unido a poder ostentar esse galardão.

O epíteto Master of Port é um dos principais títulos na certificação de um profissional sommelier, em termos de Vinho do Porto, e o IVDP tem realizado vários concursos do género em países considerados estratégicos para o consumo.

Gilberto Igrejas sustenta que “o Master of Port como que certifica um embaixador de Vinho do Porto, alguém que está habilitado a contar a sua história, propor harmonizações, dar dicas sobre os momentos de consumo, temperatura dos vinhos ou o melhor copo para o saborear. Em síntese, alguém que ficará indelevelmente ligado à Região Demarcada do Douro e à valorização do Vinho do Porto no mundo.”

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *