FMCG Homepage Newsletter

Super Bock Group investe 17 milhões de euros para atingir neutralidade carbónica em 2030

Por a 23 de Novembro de 2022 as 15:41

Matosinhos Neutralidade Carbónica 2030_Super Bock GroupO Super Bock Group decidiu investir 17 milhões de euros a fim de atingir a neutralidade carbónica em 2030, num projeto que envolve várias fases e em que a primeira meta será atingida na fábrica de cervejas, em Leça do Balio. A iniciativa foi apresentada esta quarta-feira, em Matosinhos, por Rui Lopes Ferreira, CEO do grupo.

A companhia pretende atingir a neutralidade carbónica na fábrica de cerveja até 2028, estando a instalar 28 mil painéis solares em todas as unidades do grupo, o que equivale a uma área de 60.500 metros quadrados, permitindo reduzir as emissões de dióxido de carbono em mais de três mil toneladas.

A maioria dos painéis será instalada em Leça do Balio, sendo o objetivo atingir a neutralidade carbónica em 2028. Nas unidades de Pedras Salgadas, Vidago, Castelo de Vide e Envendos o grupo tem como meta atingir a neutralidade carbónica em 2030.

Em comunicado, o Super Bock Group explica que o Roteiro para a Descarbonização prevê um investimento de 17 milhões de euros até 2030, candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência incluídas, para, entre várias medidas, substituir o gás natural como fonte de energia, por forma a reduzir as emissões de dióxido de carbono.

Numa primeira fase, o projeto será dedicado à energia solar, que estará concluída até ao final de 2022 com a instalação de 4.129 painéis solares na fábrica em Leça do Balio. A segunda e última fase arrancará no Centro de Produção em Pedras Salgadas, no começo de 2023.

A grande fatia do investimento será aplicada em terrenos contíguos à fábrica em Leça do Balio, onde serão instalados 24 mil painéis solares, o equivalente a cinco campos de futebol.

No conjunto, os painéis solares instalados em Matosinhos produzirão 13,5GWh/ano, com apenas 62% da energia a ser consumida pela fábrica da Super Bock na produção de cervejas. O excedente, de cerca de 5GWh/ano, será canalizado para a criação de uma Comunidade de Energia em Matosinhos, num raio inferior a 4 km da fábrica do grupo, equivalente ao consumo anual de mil habitações familiares.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *