Startup portuguesa Pleez capta 2 milhões de euros para cimentar posição no mercado ibérico
A startup portuguesa Pleez captou 2 milhões de euros numa ronda de financiamento series A, liderada pela sociedade de capital de risco Lince Capital. A ronda contou ainda com a […]
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Filipe Pacheco
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A startup portuguesa Pleez captou 2 milhões de euros numa ronda de financiamento series A, liderada pela sociedade de capital de risco Lince Capital. A ronda contou ainda com a participação dos fundos alemães Atlantic Food Labs e Axel Springer Porsche, já investidores na Pleez em rondas anteriores.
A Pleez desenvolveu uma solução tecnológica que tem o objetivo de aumentar e otimizar as vendas de restaurante, oferecendo um serviço de gestão ativa dos menus que estão disponíveis em plataformas como a Glovo ou a Uber Eats.
Os 2 milhões de euros servirão para a startup duplicar a atual equipa de 60 pessoas, em 2023, e cimentar a sua posição no mercado ibérico. “Estamos muito felizes e é um orgulho trazer a bordo a Lince Capital, o primeiro grupo de investimento português a juntar-se a nós. Expectantes com o futuro, estamos certos que esta nova ronda de investimento nos ajudará no processo de internacionalização, com o intuito de ajudar todos os players da indústria da restauração a tomar decisões mais informadas em relação aos seus negócios”, afirma Afonso Pinheiro, co-fundador da Pleez, citado em comunicado.
O algoritmo desenvolvido pela startup recolhe, numa primeira fase, informação disponível nas plataformas de delivery e no restaurante, fazendo posteriormente uma análise extensiva que integra fatores como as condições climatéricas, o dia da semana ou a época do ano. Através desta informação é identificado quando e como é que certos itens do menu de restauração deverão ser apresentados aos clientes.
“A pandemia veio intensificar a utilização das plataformas como a Uber Eats, a Glovo ou Bolt Food, tendo os restaurantes sentido um grande aumento das vendas através da vertente de delivery”, diz Vasco Pereira Coutinho, CEO da Lince Capital, acrescentando que “o posicionamento único da Pleez permite criar valor para todos os intervenientes, quer sejam consumidores, restaurantes ou plataformas de delivery.”