Consumo Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter

52% dos portugueses pretendem gastar menos dinheiro no natal

Por a 16 de Novembro de 2022 as 23:41

É um estudo da Netsonda  com o objetivo compreender o impacto da subida de preços registada atualmente em Portugal, nos hábitos de compras e gastos dos portugueses no período do Natal e que conclui que os portugueses pretendem reduzir os gastos principalmente na compra de presentes, decorações (árvores, presépios, etc.) e jantares de Natal (com amigos ou da empresa).

De realçar também que mais de 90% dos portugueses estão de momento bastante preocupados com a inflação no preço dos produtos alimentares, nos preços da energia e com a subida do preço dos combustíveis. A subida dos juros do crédito habitação é também uma grande preocupação para 91% dos detentores deste tipo de crédito.

A intenção de reduzir custos durante a época festiva é mais expressiva junto de quem tem filhos, crédito habitação, rendimentos até aos 1.600€ líquidos por agregado familiar ou é responsável por pagar contas de eletricidade, gás e água.

O estudo “Compras de Natal dos portugueses”, conclui que 3  em cada 4 já começaram a fazer as suas compras de Natal ou pretendem fazê-las durante o mês de novembro, sendo que 14% considera iniciar estas compras durante a Black Friday. Apenas 24% quer fazer estas compras mais perto da data Natalícia, deixando-as para o mês de dezembro.

A grande maioria dos portugueses reconhece que a subida dos preços é um fator que vai influenciar o número de presentes que vai comprar e o dinheiro que vai gastar nos mesmos. Ao comparar com o ano passado, 29% pretende efetivamente reduzir o número de presentes que vai oferecer e 44% pretende gastar menos dinheiro nos mesmos.

Neste estudo da Netsonda, os inquiridos revelaram também a intenção de comprar, em média, cerca de 9 presentes de Natal e gastar cerca de 217€ no total de presentes.

Nos factos que vão influenciar a escolha de presentes, escolher algo que a pessoa vai gostar muito, o preço e estar ou não em promoção são as principais escolhas de quem participou no estudo.

Roupa ou acessórios é o tipo de presentes que os portugueses mais planeiam oferecer, seguido por livro e chocolates. No entanto, ao comparar com os presentes oferecidos no ano passado, este ano há menos pessoas com a intenção de oferecer perfumes e tecnologia (e.g., computadores, telemóveis, etc.).

Os presentes estarem à venda num sítio onde é cómodo comprar (loja próxima, online) é importante para 7 em cada 10 portugueses. 57% planeia comprar os presentes de Natal tanto em lojas físicas como online e apenas 34% quer fazer as compras de Natal exclusivamente em lojas físicas.

A recolha da informação foi realizada entre os dias 27 de Outubro e 5 de Novembro de 2022, sendo o universo deste estudo constituído por pessoas de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos, residentes em Portugal Continental.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *