Data Center Destaque Homepage Economia Homepage Newsletter

Inflação sobe 10,1% em outubro

Por a 11 de Novembro de 2022 as 12:24

retalhoO índice de preços no consumidor (IPC) registou um crescimento homólogo de 10,1% em outubro de 2022, taxa superior em 0,8 pontos percentuais (p.p.) à registada em setembro, sendo a inflação mais elevada desde 1992, segundo dados divulgados, esta sexta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo os produtos alimentares não transformados e energéticos) registou um crescimento homólogo de 7,1% em outubro, taxa mais elevada em 0,2 p.p. à observada em setembro.

A grande subida, sem surpresas, registou-se nos produtos energéticos. O crescimento homólogo situou-se em 27,6%, mais 5,3 pontos percentuais ao observado no mês anterior. Já o índice de produtos alimentares não transformados subiu, em termos homólogos, 18,9%, mais 3 p.p. ao registado em setembro.

O crescimento mensal do índice de preços no consumidor foi 1,2%, “valor idêntico no mês precedente e 0,5% em outubro de 2021”, informa o INE. O crescimento médio nos últimos 12 meses foi 6,7%, mais 0,7 p.p. ao observado em setembro.
O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português cresceu 10,6% em termos homólogos, superior em 0,8 p.p. ao mês anterior e inferior em 0,1p.p. ao valor estimado pelo Eurostat. “Excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, o IHPC em Portugal atingiu uma variação homóloga de 8,0% em outubro (7,9% em setembro), superior à taxa correspondente para a área do Euro (estimada em 6,4%), mantendo o perfil ascendente verificado nos últimos meses”, acrescenta o documento do INE.

A taxa de variação mensal do IHPC foi 1,1%.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *