Destaque Homepage Economia Exportação FMCG Homepage Newsletter Vinhos

Exportações de vinhos portugueses valem 677,3 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano

Por a 11 de Novembro de 2022 as 15:51

VinhoAs exportações de vinhos portugueses apresentaram um valor de 677,3 milhões de euros entre janeiro e setembro de 2022, um crescimento homólogo  em valor de 0,97%, segundo dados facultados pela ViniPortugal. Em volume, as vendas para o exterior diminuíram, em termos homólogos, 0,59%, mas o preço médio subiu 1,57%.

“Embora com algumas quebras durantes estes meses, muito devido ao contexto de guerra que levou à falta de matéria-prima, pondo em causa a produção e alguns constrangimentos na distribuição, no total deste período, as exportações apresentam um resultado positivo para os vinhos portugueses”, salienta Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, citado em comunicado.

O responsável destacam de resto, que Portugal está no caminho certo em termos de posicionamento. É muito importante ver as nossas exportações crescerem em valor e em preço médio, e é este o posicionamento que procuramos”, acrescenta. A entidade apresenta, a 23 de novembro, no Fórum Anual dos Vinhos de Portugal, a estratégia de promoção para 2023.

No acumulado do ano, o México, Angola e Canadá foram os países que se destacaram em termos de exportações, com crescimentos de 114,18%, de 86% e de 7,58%, respetivamente. Os principais mercados de exportação foram Estados Unidos, França, Reino Unido, Brasil e Canadá.

Analisadas as exportações sem considerar Vinho do Porto, a entidade realça que há um aumento em valor de 3,51%, em volume de 1,09%, e em preço médio de 2,39% face aos primeiros noves meses de 2021.

Como sucedeu com as exportações totais, os mercados mais destacados foram o México (+89,25%), Angola (+86,69%) e Canadá (+7,49%).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *