Economia Homepage Newsletter Ponto de Venda

Volume do comércio a retalho recua 0,6% na Zona Euro

Por a 8 de Novembro de 2022 as 15:25

retalhoO volume do comércio a retalho diminuiu 0,6% na Zona Euro e 0,3% na União Europeia (UE) em setembro, na comparação com o mesmo período de 2021, segundo dados divulgados, esta terça-feira, pelo Eurostat. Na comparação em cadeia, o volume do comércio a retalho cresceu 0,4% tanto na Zona Euro como na UE.

Fazendo a comparação anual por setor de atividade, o volume do comércio a retalho diminuiu 2,4% para alimentação, bebidas e tabaco e cerca de 0,3% nos produtos não alimentares na Zona Euro, enquanto que o comércio de combustíveis automóveis cresceu 3,7%.

Na UE, o volume do comércio a retalho desceu, na comparação com setembro de 2021, 2% na alimentação, bebidas e tabaco e cerca de 0,1% nos produtos não alimentares. Os combustíveis para automóveis cresceram 4,8%.

Entre os vários estados membros, as maiores descidas homólogas registaram-se na Irlanda (-6.8%), na Dinamarca (-6.3%) e na Estónia (-5.9%). As maiores subidas observaram-se na Eslovénia (+23.9%), na Polónia (+8.4%) e em Malta (+7.4%).

Na comparação com agosto, o volume do comércio a retalho cresceu 0,4% para comida, bebidas e tabaco e 1% para produtos não alimentares na Zona Euro. Os combustíveis automóveis diminuíram 0,6%. Na UE, comparando em cadeia, o volume do comércio a retalho cresceu cerca de 0,3% em alimentação, bebidas e tabaco e 1% para produtos não alimentares. O volume de comércio a retalho de combustíveis automóveis subiu 0,1%.

Entre os estados-membros, as maiores subidas registaram-se na Áustria (+3.9%), em Malta (+1.7%) e na Polónia (+1.4%). As maiores descidas ocorreram na Eslovénia (-3.7%),na Irlanda e em Portugal (ambos com -2.0%) e na Eslováquia (-1.3%).

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *