Distribuição Homepage Newsletter

APED: Preço dos alimentos vai continuar a subir

Por a 7 de Novembro de 2022 as 11:18
Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED

Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED

O preço dos bens alimentares vai continuar a subir, avisou Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), em entrevista ao Negócios e à Antena 1.

“Os preços ainda têm espaço para aumentar, precisamente porque a escalada do aumento dos custos e dos fatores de produção ainda não acabou e está longe de acabar. Os preços vão aumentar na produção, no transporte, no armazenamento, na indústria e, muito provavelmente, no cliente final, mas não na mesma proporção”, adiantou Gonçalo Lobo Xavier.

“Continuaremos a bater-nos para que seja o menos possível e, sobretudo, que não seja proporcional ao bem que estamos a receber de quem nos entrega os produtos”, prosseguiu.

O responsável explicou que o aumento dos preços continua dependente da escalada dos preços da energia. “Enquanto não conseguirmos resolver a questão energética, a cadeia de valor vai continuar pressionada e nós, como último elo da cadeia, embora façamos muitos esforços diários para ir buscar eficiência, podemos ser impactados”, explicou.

Gonçalo Lobo Xavier adiantou ainda que se tem assistido a uma “uma redução do consumo bastante significativa”, entre os 10% e os 15%. “Estamos a ver que há uma menor fidelidade ao retalhista. O cliente está a tornar-se um pouco mais errático. Vai à procura de uma solução específica para um produto específico no retalhista A ou no retalhista B”, acrescentou.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *