Destaque Destaque Homepage Distribuição ESG Homepage Newsletter Ponto de Venda

Auchan Setúbal é a primeira loja da marca com certificação do Sistema de Gestão de Energia

Por a 4 de Novembro de 2022 as 11:42
Auchan Setúbal

A Auchan Setúbal é a primeira loja da insígnia a deter um sistema de gestão de energia certificado, de acordo com os requisitos da norma internacional ISO 50001. O processo de certificação contou com a consultoria da Helexia, multinacional de energia e parceira da Auchan.

Ao longo dos últimos anos, a loja de Setúbal tem vindo a implementar um conjunto de práticas que permitiram, por exemplo, reduzir o consumo de eletricidade em 17%, entre 2014 e 2019. Esta certificação é, assim, o reconhecimento do trabalho desenvolvido e afirma o compromisso da empresa com a melhoria contínua do seu desempenho ambiental e energético.

A ISO 50001 é uma norma internacionalmente reconhecida, que disponibiliza requisitos e metodologias de suporte para as organizações que visam melhorar o desempenho energético global das organizações, nomeadamente em matéria de utilização, consumo e eficiência energética.

“A redução do consumo energético é uma prioridade para a Auchan Retail Portugal, que tem vindo a promover, ao longo dos anos, medidas muito concretas para alcançar este objetivo, como é o caso do investimento em sistemas de climatização e de frio, novos e mais eficientes; do fecho dos móveis de frio com portas; iluminação LED; da gestão técnica centralizada (frio, climatização, iluminação e instalações elétricas) e do sistema de monitorização de consumos. Muito recentemente, a Auchan criou mesmo um Comité de Crise para a Gestão Energética que visa, precisamente, identificar, e monitorizar, iniciativas que contribuam para uma maior poupança no consumo de energia. O ano de 2021 foi também um marco na política ambiental da empresa, que passou a utilizar 100% de eletricidade verde, com certificado de garantia de origem.” refere Paulo Monteiro, Diretor de Responsabilidade Social e Corporativa da Auchan Retail Portugal.

“Um sistema de gestão de energia capacita as organizações para a melhoria contínua e conceção de sistemas e processos necessários para melhorar o seu desempenho energético”, acrescenta Marta Jordão, Diretora de Operações de Eficiência Energética na Helexia.

A parceria da Auchan com a Helexia engloba um roteiro de descarbonização, que integra a utilização de energia solar e mobilidade elétrica. O edifício sede em Paço de Arcos foi pioneiro na utilização de energia limpa em autoconsumo e muito brevemente outras lojas iniciarão a sua produção de energia. Relativamente à mobilidade elétrica, nove lojas da insígnia já disponibilizam aos seus clientes um total de 60 tomadas de carregamento para veículos elétricos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *