Homepage Newsletter Produção

Smartex angaria 25 milhões de euros

Por a 3 de Novembro de 2022 as 12:39

SmartexA Smartex angariou 24,7 milhões de dólares (cerca de 25 milhões de euros) na série A de investimento para expandir o negócio para o estrangeiro, aumentar sua equipa e desenvolver novas linhas de produtos.

A startup, que venceu o Web Summit 2021 Pitch Competition, desenvolve hardware e software que usam machine learning para detetar defeitos têxteis em tempo real. A Light Venture Partners e o Build Collective  lideraram a ronda que excedeu a oferta de ações.

Os novos produtos ajudarão os fabricantes e marcas de moda a melhorar o controlo de produção. “Os nossos clientes estão tão interessados quanto nós com os produtos que estamos a construir”, diz Antonio Rocha, cofundador da empresa, citado em comunicado.

No mesmo documento, a empresa adianta que o processo de identificação de defeitos têxteis permite reduzir o desperdício têxtil, as emissões de dióxido de carbono, energia, água e tempo de produção. “Somos privilegiados por estar numa posição única para agregar valor intrínseco a uma indústria gigante que é fundamental e toca tantas vidas, alimentando a nossa missão de sustentabilidade e produtividade das fábricas têxteis em todo o mundo. Com a nossa tecnologia e talento, seremos capazes de abrir um novo capítulo na indústria da moda e, em última análise, reduzir desperdícios e custos. Todos os esforços são necessários para gerar um impacto positivo à medida que nos esforçamos para resolver este desafio global e contribuir para um mundo mais sustentável”, sublinha Gilberto Loureiro, cofundador e CEO da Smartex.

A ronda contou também com investidores como o H&M Group, DCVC, SOSV’s HAX, Spider Capital, Momenta Ventures, Bombyx Capital Partners, Faber e Fashion for Good.

Tintex Textiles, Familitex, Toraman Tekstil, Ekoten são alguns dos clientes da empresa.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *