Hipersuper Homepage Newsletter Opinião

Na Santos e Vale, o foco são as pessoas

Por a 1 de Novembro de 2022 as 11:10

Deolinda-Chiesa-(002)Por Deolinda Chiesa, Responsável de Recursos Humanos do Grupo Santos e Vale

Na Santos e Vale, o foco são as pessoas.
Como tal, é nossa ambição que a estratégia de recursos humanos esteja alinhada com as necessidades e expectativas do negócio e possibilite encontrar, atrair e contratar o talento chave. Em particular, no momento em que continuamos a crescer e Portugal se apresenta como um dos mercados europeus mais apetecíveis para a expansão de operações de logística, mas onde a reconhecida escassez de talento e a dificuldade sentida pela maioria das empresas no preenchimento das vagas, traz desafios acrescidos à gestão dos processos de recrutamento e seleção.

Sabemos que, mais do que nunca, para atrair os perfis adequados, é necessário reduzir o período de tempo entre o anúncio e a entrada em funções, compreender bem os requisitos de cada vaga, procurar conhecer onde e como comunicam os candidatos e se necessário experimentar diferentes canais de recrutamento, de modo a alcançar vantagem competitiva.

Aproveitando a tecnologia para potenciar os resultados, investimos este ano numa solução totalmente integrada, que inclui um módulo dedicado e cujo objetivo principal é tornar os processos mais ágeis, centralizar a informação e sistematizar todas as etapas.

Num mundo globalmente mais conectado e digital é, hoje, obrigatória a publicação das vagas em portais de emprego, bem como nas redes sociais, designadamente o LinkedIn e o Facebook. Para além disso, no nosso caso, contamos também com os nossos parceiros de recrutamento e de importantes parcerias com instituições de ensino.

Não existe uma fórmula mágica, mas para atrair talentos é necessária criatividade. Nesse sentido, para além da constante presença nos meios mais tradicionais, da distribuição de flyers em pontos estratégicos e da presença em eventos de emprego, temos procurado uma abordagem inovadora, produzindo anúncios de recrutamento em vídeo que permitem chegar mais próximo das pessoas e criar engagement de uma forma que o anúncio escrito não consegue.

Este ano, vamos ainda realizar o nosso primeiro Open Day para dar visibilidade às oportunidades que temos em aberto, mas também para dar a conhecer a nossa cultura e as nossas equipas, que poderão mostrar aos candidatos as instalações e conversar sobre a sua experiência na empresa. Esta iniciativa acontece numa altura em que a Santos e Vale define como meta contratar mais 200 colaboradores até ao final do ano, fruto de um crescimento motivado pelo aumento do volume de negócios e expansão do número de plataformas.

Para uma boa contratação, além da validação das competências técnicas e das soft skills é, ainda, importante investir na avaliação de fit cultural, ou seja, perceber se os candidatos e a organização estão alinhados no que diz respeito a valores. Para nós, que ao longo dos últimos 40 anos construímos uma cultura única alinhada com valores como a honestidade e a cooperação, este aspeto é fundamental.

Conhecendo a importância do word of mouth, de forma a maximizar os níveis de engagement, satisfação e retenção dos nossos “embaixadores”, promovemos um clima e uma cultura organizacionais que favorecem o processo de acolhimento e integração de novos colaboradores e potenciam o desenvolvimento pessoal e profissional dos já existentes.

Na sequência destas boas práticas, toda a Equipa está focada em soluções pragmáticas de valor acrescentado, cuidando não só do processo seletivo, mas de todos os aspetos relacionados com a experiência que proporcionamos aos colaboradores desde o primeiro momento em que estão ligados à Empresa – a Employee Experience, uma nova e poderosa ferramenta que atua essencialmente ao nível do compromisso e envolvimento.

A nossa atuação, tem o poder de influenciar como os colaboradores crescem, se desenvolvem e quanto tempo permanecem e por isso, temos como propósito a promoção de um ambiente positivo e colaborativo, que privilegia a formação e o desenvolvimento, o reconhecimento e a satisfação das pessoas em todos os níveis da organização.

Em linha com o Know-How e experiência da Santos e Vale, continuamos a investir na melhoria do bem-estar económico, físico e emocional dos nossos colaboradores, colocando em prática uma política salarial equilibrada, justa e competitiva, disponibilizando seguro de saúde, renovando e melhorando as instalações, adquirindo frota nova e promovendo um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Apesar da tecnologia ser uma tendência atual, a nossa estratégia de recursos humanos mantém o foco nas pessoas, proporcionando desde o onboarding um sentimento de pertença e confiança.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *