e-commerce
Portugueses já pouparam 17,5 milhões de euros por utilizarem sites comparadores de preços
Nos primeiros nove meses do ano, os portugueses já pouparam 17,5 milhões de euros por utilizarem sites comparadores de preços. No âmbito do Dia Mundial da Poupança, que se celebra esta […]
Hipersuper
Missão Continente com Programa de Apoio de Emergência para apoiar bombeiros, proteção civil e população afetada pelos incêndios
Sabe bem neste verão: as sugestões de Hélder Cunha, winemaker da Cascas Wines
Nestlé entra num novo segmento com Nestum Pro
Grupo os Mosqueteiros lança novo website de recrutamento para empresários independentes e empreendedores
Ricardo Louro Ferreira nomeado Country Manager da Esprinet Portugal
Eurowag anuncia o lançamento faseado de plataforma digital pioneira no setor
Vinhos do Alentejo firmam parceria com Associação de Escanções de Portugal
Ciberataques de ransomware diminuíram 66% em Portugal no primeiro semestre de 2024
MO e Zippy promovem evento dedicado ao eco design e eco engenharia
Sabe bem neste verão: as sugestões de Francisca Fernandes, deputy head of offer da makro Portugal
Nos primeiros nove meses do ano, os portugueses já pouparam 17,5 milhões de euros por utilizarem sites comparadores de preços.
No âmbito do Dia Mundial da Poupança, que se celebra esta segunda-feira, 31 de outubro, o forretas.com analisou os hábitos de comparação de preços e de consumo dos portugueses, entre janeiro e setembro deste ano.
A plataforma que surgiu há 10 anos como agregador de descontos do setor das compras coletivas e que passou a integrar também o serviço de comparação de preços faz agora cerca de um ano, conclui que nos primeiros nove meses de 2022 os portugueses amealharam 17,5 milhões de euros por utilizarem os principais sites comparadores de preços do mercado nacional .
A análise permite ainda concluir que cada utilizador poupa cerca de 42% ao fazer a comparação no Forretas.com, o equivalente a 17,37 euros por ticket. Em média, os consumidores despendem 6 minutos e 38 segundos à procura de informação sobre os preços e características dos produtos até ao momento decisivo em que fecham a compra.
Por outro lado, a faixa etária entre os 35 e 44 anos é a que mais compara, destacando-se também mais mulheres a comparar preços (54%) do que os homens (46%). Se elas têm preferência pelas categorias de “Telemóveis” e “Desporto e Lazer”, eles interessam-se, sobretudo, por “Informática e Gaming” e “Livros”.
No geral, “Desporto e Lazer”, “Telemóveis” e “Informática e Gaming” são as três categorias de produtos onde os utilizadores mais compararam os preços antes de comprar, respetivamente.
“Sentimos que os portugueses estão novamente mais preocupadas com a gestão do seu orçamento familiar, tendo em conta que somos diariamente confrontados com o aumento de preços a vários níveis: no supermercado, nos combustíveis, nas prestações das casas, nas contas da luz e do gás, etc.”, refere Gonçalo Poças, cofundador do Forretas.com.
“O contexto económico tem levado os consumidores a procurarem mais soluções para pouparem o máximo possível, pelo que o recurso às plataformas de comparação de preços também aumentou nestes últimos meses. No Forretas.com, por exemplo, foram realizadas cerca de 1,5 milhões de comparações de preços de janeiro a setembro de 2022, registando-se um aumento de 52% do 1º para o 3º trimestres” conclui.