Homepage Newsletter Ponto de Venda

IKEA Portugal associa-se ao esforço global de poupança de energia

Por a 30 de Outubro de 2022 as 10:32
Ikea

No dia em que se assinala o regresso ao horário de inverno, a IKEA lança um conjunto de medidas excecionais para reduzir ainda mais o seu consumo energético, incluindo o gesto simbólico de desligar a iluminação comercial exterior das suas lojas, depois do seu encerramento.

Graças à implementação de medidas continuadas de eficiência energética, a IKEA conseguiu, nos últimos 10 anos, uma redução do consumo de eletricidade de mais de 25% por cada m2 de loja. Uma estratégia com resultados positivos que é agora reforçada com algumas medidas extraordinárias, que pretendem fazer face à atual crise energética.

Assim, e a partir deste fim de semana, após o encerramento será reduzido o horário de iluminação comercial exterior e interior, como os totens de sinalização, fachadas e montras. Para além disso, serão ainda feitos ajustes de temperatura em algumas zonas dos edifícios, afinando os set points dos sistemas de climatização. Durante o inverno será ainda reforçada a visibilidade dos produtos e soluções que permitem aos clientes uma maior poupança de energia em suas casas.

“Há vários anos que estamos comprometidos com uma estratégia proativa de mudança positiva do planeta, mas numa altura em que somos confrontados com a crise do setor energético na Europa, acreditamos que as grandes empresas e marcas como a IKEA têm ainda mais a responsabilidade de agir e dar o exemplo. Além disso, queremos também inspirar e capacitar a maioria das pessoas a adotar hábitos de vida mais sustentáveis, incluindo a poupança no consumo de energia no nosso dia a dia em casa” refere Ana Barbosa, Responsável de Sustentabilidade da IKEA Portugal.

Ao longo dos últimos anos, a IKEA Portugal tem vindo a realizar diversas iniciativas no âmbito do seu plano de sustentabilidade, incluindo a sua transição para iluminação LED em 2015, que se encontra hoje 100% concretizada; a utilização de “solar tubes”, um sistema de iluminação natural com utilização de refletores, que permite a entrada de luz solar em grande parte das lojas, escritórios e armazéns; o uso de sensores para gerir áreas sem necessidade de iluminação permanente; a implementação de sistemas inteligentes de gestão de edifícios (Building Management System) nas lojas, que otimizam os consumos, nomeadamente na área de climatização.

Além disso, cerca de 20% da energia elétrica consumida nos edifícios provém dos mais de 11 mil painéis fotovoltaicos instalados nas coberturas das lojas de Alfragide, Loulé, Loures e Matosinhos, e a energia da rede é 100% renovável, assegurada pela compra de certificados de origem.

Com a aquisição do Parque Eólico do Pisco em 2018, que canaliza para a rede de distribuição cerca de 110 MWh anualmente, a IKEA superou o objetivo de produzir mais energia renovável do que aquela que é consumida nas suas operações em Portugal.

Também nos centros comerciais Marshopping Matosinhos e Marshopping Algarve, pertencentes ao Grupo Ingka, serão implementadas ações excecionais de poupança energética. A otimização dos sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado, a redução e otimização da iluminação das zonas de parqueamento, a instalação de equipamentos de poupança de energia, como sensores de presença, e ainda a redução do horário de iluminação decorativa de Natal serão algumas das ações mais visíveis e com impacto imediato.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *