Destaque Destaque Homepage FMCG Homepage Newsletter Produção

Sical inova e introduz tecnologia Blockchain que mostra todo o processo de produção desde a origem até à chávena

Por a 27 de Outubro de 2022 as 17:30
Sical

É uma inovação apresentada pela marca de cafés portuguesa Sical®, pertencente ao grupo Nestlé: a primeira edição limitada Sical® Blockchain. Esta edição, Brasil Single Origin, inclui esta tecnologia que permite a rastreabilidade do grão de café desde a sua origem até à chávena, dando pela primeira vez visibilidade ao consumidor de todo o processo, desde a cafeicultura ao transporte, torrefação e embalamento, para que o consumidor se sinta seguro com a sua escolha de café.

Sical“É com orgulho que, com Sical®, somos a primeira marca de café a trazer para o mercado português um café cuja cadeia de valor está totalmente transparente, desde o agricultor até ao consumidor final. Os consumidores de hoje procuram produtos de origem e produção responsáveis, que demonstrem respeito pelos seres humanos e pelo planeta – querem sentir-se seguros com o café que estão a beber.”, indica Tânia Jorge, Brand Manager da Sical® no Retalho.

“Para Sical® é importante responder a estas preocupações, e por isso a marca decidiu lançar esta inovação única em Portugal – a primeira Edição Limitada Sical® Blockchain”, sublinha ainda Tânia Jorge.

Através do QR Code presente na embalagem, o consumidor será transportado para uma página no website da marca, onde terá acesso a informações não só sobre a plantação e o agricultor, mas também o local e as datas de quando o café foi plantado, colhido e lavado, quando e para onde foi transportado, e finalmente, quando foi torrado e embalado na fábrica da Nestlé Portugal no Porto, especializada em cafés.

Toda esta viagem é auditada e certificada pela Rainforest Alliance e pela IBM Food Trust, onde os consumidores podem encontrar disponíveis os relatórios de auditoria realizados e os respetivos certificados. Com o objetivo de permitir aos amantes de café rastrearem os seus grãos de café desde a origem e dar visibilidade de toda a cadeia de valor deste café, este projeto tem também a capacidade de permitir a partilha de dados entre os agricultores, de forma a apoiar a tomada de decisões, a capacidade de identificar riscos da cadeia de produção e como consequência a melhoria de todos os processos de produção e distribuição de café.

Sical® Blockchain Edição Limitada, Brasil Single Origin, é um café originário do Brasil, “caracterizado por um corpo médio e equilibrado, com agradáveis notas torradas e noz” e já pode ser encontrado nos principais super e hipermercados.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *