Destaque Homepage Homepage Newsletter Ponto de Venda

Sonae Sierra reduziu em 22% o consumo de energia nos centros comerciais

Por a 19 de Outubro de 2022 as 10:10

Com um histórico de mais de duas décadas na implementação de medidas de eficiência energética em todo o seu portefólio, a Sierra lança agora a campanha “Energia Positiva”, com o mote “Nós pouco notamos, mas o planeta sim.” Com a ambição de ir mais longe no seu desempenho ambiental, a nova campanha da Sierra tem como objetivo reforçar a redução do consumo de energia, que face a 2019 já conta com uma redução de 22% nos ativos geridos em Portugal.

Entre as medidas tomadas nos últimos anos para aumentar a eficiência energética dos centros comerciais geridos, estão a instalação de iluminação de elevada eficiência; a otimização dos horários de funcionamento da iluminação e dos equipamentos; e a gestão eficaz dos sistemas de ar condicionado, através da maximização da ventilação natural e da reutilização de recursos já instalados, medidas que foram tomadas garantindo o conforto e a segurança de visitantes e lojistas.

Durante a época natalícia, vão ser tomadas algumas medidas no que respeita à iluminação: redução da quantidade de luzes decorativas, a totalidade de iluminação será de alta eficiência (LED) e vão ser mantidas as luzes apagadas durante o horário diurno até às 18:00.

“Na Sierra, a otimização contínua da gestão de recursos sempre foi uma prioridade. A crise energética que a Europa enfrenta neste momento, leva-nos a implementar medidas que permitam reforçar ainda mais a redução dos consumos energéticos dos centros que gerimos. Deste modo, mitigamos o impacto da escassez de recursos e o aumento dos preços, seguindo em linha com as recomendações dos governos e agências reguladoras do setor energético. Estamos orgulhosos dos resultados alcançados até hoje, e com a compreensão e contribuição dos nossos lojistas e visitantes mantemos a ambição de fazer mais e melhor.” sublinha Cristina Santos, Diretora Executiva da área de Property Management da Sierra.

A campanha lançada pela Sierra explica de forma simples as medidas adotadas, sendo elas a redução do consumo energético do ar condicionado, a redução da iluminação no centro após o horário de funcionamento ou em períodos de menor tráfego, bem como a redução da iluminação decorativa.

Há mais de duas décadas que a Sierra implementou a sustentabilidade como parte integrante da sua estratégia de negócio. A empresa tem apresentado resultados muito positivos na sua gestão eficiente de recursos, assim como na evolução das condições de segurança e saúde, mantendo sempre a ambição de melhoria.

Em todos os centros geridos pela Sierra, a otimização contínua de recursos é feita com o apoio de um sistema centralizado de gestão do edifício (BMS – Building Management System). Recorrendo a inteligência artificial, este sistema permite a operação automatizada e contínua dos sistemas e equipamentos – como iluminação, ar condicionado, ventilação, elevadores ou escada rolantes –, de acordo com os fatores e parâmetros previamente especificados pelas equipas.

Esta é uma das ferramentas que permitiram que, só em 2021, a Sierra tenha evitado €12,3 milhões em custos com energia devido à aplicação de medidas de ecoeficiência.

Desde 2002, o consumo de eletricidade dos centros geridos pela Sierra reduziu 66%. O consumo de água diminuiu 41% desde 2003 e a percentagem de água reciclada e reutilizada situa-se nos 6%. A empresa reduziu as suas emissões de CO2 em 84% desde 2005.

A Sierra desenvolveu também o programa de eficiência energética Bright, que possibilitou identificar mais de 700 oportunidades de melhoria desde 2012 e gerar uma poupança potencial de mais de €7 milhões ao ano.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *