Sumol+Compal inaugura Academia de Reciclagem a pensar na educação ambiental
A Sumol+Compal inaugurou esta terça-feira a Academia de Reciclagem a pensar na educação ambiental e assumindo a responsabilidade na promoção da circularidade das embalagens. Este projeto é um espaço lúdico-pedagógico onde […]
Ana Rita Almeida
Produção nacional de azeite poderá chegar às 180 mil toneladas
STEF com volume de negócios de 1.217 milhões de euros no 3º trimestre
Nova Red Bull Winter Edition acaba de chegar ao mercado português
Grupo Iskaypet expande presença em Portugal com a aquisição de sete lojas da cadeia PetOutlet
Grupo Bacalhôa apresenta edição exclusiva de Aguardente XO 50 Anos
FNAC abre nova loja em Castelo Branco
Sogrape lança o Série Ímpar Palhete
Inflação volta a acelerar
ID Logistics registou 827,3 milhões de euros de receitas no 3º trimestre
Já são conhecidos os 459 projetos vencedores do Programa Bairro Feliz do Pingo Doce
A Sumol+Compal inaugurou esta terça-feira a Academia de Reciclagem a pensar na educação ambiental e assumindo a responsabilidade na promoção da circularidade das embalagens. Este projeto é um espaço lúdico-pedagógico onde os mais novos poderão aprender mais sobre economia circular e reciclagem e, dessa forma, tornarem-se embaixadores da economia circular.
Ao contrário da economia linear, numa ótica circular, os resíduos gerados após o consumo de um produto são encaminhados para reciclagem no final da sua vida, voltando a incorporar novos produtos. Assim, a economia circular tem a grande vantagem de reaproveitar os resíduos como matéria-prima, num ciclo que se pode repetir inúmeras vezes.
Com o objetivo de mostrar aos consumidores toda a cadeia de valor, desde a produção da bebida até à reciclagem das embalagens, a Sumol+Compal faz visitas guiadas na principal unidade de produção da empresa, em Almeirim. A partir de agora, a fábrica passa a ter a Academia de Reciclagem, estrategicamente localizada no final do percurso da visita, para mostrar mais uma importante fase da cadeia de valor dos seus produtos.
A inauguração da Academia de Reciclagem reforça o compromisso em matéria de Sustentabilidade, uma prioridade estratégica da empresa, e que tem um grande foco na promoção da economia circular. A redução da utilização de matérias primas virgens (pela incorporação de material reciclado nas suas embalagens), a aposta nas embalagens de vidro retornáveis e a sensibilização para a adoção de hábitos de separação e reciclagem têm sido áreas de atuação prioritárias.
Desde 2017, que a marca Água Serra da Estrela incorpora 25% de plástico PET reciclado (rPET) em toda a sua gama, e lançou em 2021 o primeiro garrafão de 6L feito com 100% de rPET em Portugal. Os potes de Compal Essencial são também feitos com 100% rPET desde 2021. Só estes movimentos de 2021 permitiram a empresa reduzir 250 toneladas/ano de plástico virgem. Já em 2022, Compal lançou Compal Fresco, que foi pensado desde o início com uma garrafa 100% rPET.
Além disso a empresa aposta desde 2010 em projetos de Eco Design nas suas embalagens, que se traduzem, entre outros, na redução e/ou eliminação de material de embalagem, como o cartão, o plástico e o vidro. Estes projetos significam uma redução em 1.700 toneladas por ano na utilização de matérias-primas virgens. As embalagens em vidro retornável têm sido outra aposta da empresa: desde 2014 que a marca Água Serra da Estrela só usa vidro que seja retornável, e mais recentemente, todas as garrafas de vidro de Sumol, Pepsi e 7UP passaram a ser também de tara retornável.
“Assumimos a economia circular como uma das nossas prioridades e criámos esta Academia de Reciclagem porque acreditamos que a educação e a partilha de conhecimento são a única forma de conseguimos mudar comportamentos e construir uma sociedade diferente. É da nossa responsabilidade, líderes atuais, contribuir para a formação dos líderes do futuro”. refere Paula Ribeiro, responsável pela Comunicação Externa e Sustentabilidade da Sumol+Compal.