E se pudesse avaliar os produtos com emojis, a linguagem que quebra barreiras culturais e geracionais?
“Este é um conceito novo. Estamos a desenvolver, sustentados na literatura científica e de forma estruturada, uma lista de emojis capaz de caracterizar a resposta emocional evocada pelos diferentes produtos alimentares”, afirma Célia Rocha, responsável de ID da Sense Test

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A Sense Test, empresa portuguesa de análise sensorial, desenvolveu boletim de emojis, capaz de caracterizar a resposta emocional dos consumidores a produtos alimentares.
“Os emojis são uma forma de expressão universal, capaz de ultrapassar barreiras culturais, geracionais e de evitar perdas de informação ou erros de tradução”, salienta a empresa, acrescentando que permitem “acrescentar o fator emocional à avaliação de produtos”.
O laboratório português de análise sensorial é, assim, o primeiro a usar, a nível nacional, os emojis para avaliar a resposta emocional do consumidor. “Este é um conceito novo. Estamos a desenvolver, sustentados na literatura científica e de forma estruturada, uma lista de emojis capaz de caracterizar a resposta emocional evocada pelos diferentes produtos alimentares”, afirma Célia Rocha, responsável de ID da Sense Test, acrescentando que “não chega ter emojis, é preciso saber o que cada um deles representa para o consumidor”.
“Com uma lista de cerca de meia centena de emojis consensualmente aprovados para a área alimentar, é possível caracterizar-se e comunicar-se as emoções que cada produto evoca no consumidor. Dependendo da metodologia em cada avaliação, a listagem pode ser mais reduzida ou adaptada, consoante o objetivo pretendido”, acrescenta a responsável.
Cada avaliação tem como premissa “entender a profundidade e o significado do emoji para a população em estudo, em diferentes culturas ou gerações. Só assim se garantirá resultados enquadrados com as emoções que os consumidores pretendem transmitir. Queremos chegar ao espaço de caracterização e expressão livre não racional das emoções que os produtos evocam em cada consumidor”, termina.