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Estudo Deco: 55 em 63 produtos do cabaz de supermercado estão mais caros

Por a 3 de Outubro de 2022 as 16:33

Um total de 55 em 63 produtos que compõem um cabaz essencial de supermercado aumentaram de preço, conclui um estudo da Decoalimentos Proteste. Desde 1 de março de 2022 que a pescada fresca aumentou 67% e os brócolos subiram o preço em 47%, ilustra a associação de defesa do consumidor para realçar o peso da fatura de supermercado na carteira das famílias portuguesas.

O estudo, que analisou os preços durante seis meses, revela que, em termos globais, o cabaz essencial aumentou de 185,17 euros a 1 de março de 2022 para 206,39 euros a 31 de agosto de 2022, uma diferença de mais de 21 euros.

“Ao longo destes seis meses de avaliação, o preço do cabaz essencial tem aumentado quase todas as semanas, sendo que em alguns produtos são notadas subidas de dois dígitos de uma semana para a outra”, alerta Ana Guerreiro, porta-voz da Deco Proteste, citada em comunicado, acrescentando que se prevê “um agravamento da situação nos tempos próximos”.

A par da pescada fresca e dos brócolos, o aumento do custo nos supermercados online é “notório” em muitos outros casos, como a couve-coração e o óleo alimentar (ambos com 36% de subida), a batata vermelha (mais 33%), o frango inteiro (mais 30%), o bife de peru (mais 25%), os cereais de mel (mais 23%), as costeletas de porco (mais 20%) e as bifanas de porco (mais 18%).

Por outro lado, oito produtos mantiveram o preço ou desceram a 31 de agosto, face ao registado a 1 de março de 2022, como é o caso do sal grosso e dos cereais de fibra.

O custo do cabaz é obtido através do cálculo do preço médio por produto em todos os supermercados online, presentes no simulador da associação.

O estudo, que analisou os preços durante seis meses, revela que, em termos globais, o cabaz essencial aumentou de 185,17 euros a 1 de março de 2022 para 206,39 euros a 31 de agosto de 2022, uma diferença de mais de 21 euros.

“Ao longo destes seis meses de avaliação, o preço do cabaz essencial tem aumentado quase todas as semanas, sendo que em alguns produtos são notadas subidas de dois dígitos de uma semana para a outra”, alerta Ana Guerreiro, porta-voz da Deco Proteste, citada em comunicado, acrescentando que se prevê “um agravamento da situação nos tempos próximos”.

A par da pescada fresca e dos brócolos, o aumento do custo nos supermercados online é “notório” em muitos outros casos, como a couve-coração e o óleo alimentar (ambos com 36% de subida), a batata vermelha (mais 33%), o frango inteiro (mais 30%), o bife de peru (mais 25%), os cereais de mel (mais 23%), as costeletas de porco (mais 20%) e as bifanas de porco (mais 18%).

Por outro lado, oito produtos mantiveram o preço ou desceram a 31 de agosto, face ao registado a 1 de março de 2022, como é o caso do sal grosso e dos cereais de fibra.

O custo do cabaz é obtido através do cálculo do preço médio por produto em todos os supermercados online, presentes no simulador da associação.

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