Estudo Deco: 55 em 63 produtos do cabaz de supermercado estão mais caros
Um total de 55 em 63 produtos que compõem um cabaz essencial de supermercado aumentaram de preço, conclui um estudo da Deco Proteste. Desde 1 de março de 2022 que a pescada fresca aumentou 67% e os brócolos subiram o preço em 47%, ilustra a associação de defesa do consumidor para realçar o peso da fatura de supermercado na carteira das famílias portuguesas.
O estudo, que analisou os preços durante seis meses, revela que, em termos globais, o cabaz essencial aumentou de 185,17 euros a 1 de março de 2022 para 206,39 euros a 31 de agosto de 2022, uma diferença de mais de 21 euros.
“Ao longo destes seis meses de avaliação, o preço do cabaz essencial tem aumentado quase todas as semanas, sendo que em alguns produtos são notadas subidas de dois dígitos de uma semana para a outra”, alerta Ana Guerreiro, porta-voz da Deco Proteste, citada em comunicado, acrescentando que se prevê “um agravamento da situação nos tempos próximos”.
A par da pescada fresca e dos brócolos, o aumento do custo nos supermercados online é “notório” em muitos outros casos, como a couve-coração e o óleo alimentar (ambos com 36% de subida), a batata vermelha (mais 33%), o frango inteiro (mais 30%), o bife de peru (mais 25%), os cereais de mel (mais 23%), as costeletas de porco (mais 20%) e as bifanas de porco (mais 18%).
Por outro lado, oito produtos mantiveram o preço ou desceram a 31 de agosto, face ao registado a 1 de março de 2022, como é o caso do sal grosso e dos cereais de fibra.
O custo do cabaz é obtido através do cálculo do preço médio por produto em todos os supermercados online, presentes no simulador da associação.
O estudo, que analisou os preços durante seis meses, revela que, em termos globais, o cabaz essencial aumentou de 185,17 euros a 1 de março de 2022 para 206,39 euros a 31 de agosto de 2022, uma diferença de mais de 21 euros.
“Ao longo destes seis meses de avaliação, o preço do cabaz essencial tem aumentado quase todas as semanas, sendo que em alguns produtos são notadas subidas de dois dígitos de uma semana para a outra”, alerta Ana Guerreiro, porta-voz da Deco Proteste, citada em comunicado, acrescentando que se prevê “um agravamento da situação nos tempos próximos”.
A par da pescada fresca e dos brócolos, o aumento do custo nos supermercados online é “notório” em muitos outros casos, como a couve-coração e o óleo alimentar (ambos com 36% de subida), a batata vermelha (mais 33%), o frango inteiro (mais 30%), o bife de peru (mais 25%), os cereais de mel (mais 23%), as costeletas de porco (mais 20%) e as bifanas de porco (mais 18%).
Por outro lado, oito produtos mantiveram o preço ou desceram a 31 de agosto, face ao registado a 1 de março de 2022, como é o caso do sal grosso e dos cereais de fibra.
O custo do cabaz é obtido através do cálculo do preço médio por produto em todos os supermercados online, presentes no simulador da associação.