Distribuição Homepage Logística Newsletter

Aumenta investimento em inteligência artificial e automação para gerir incertezas na cadeia de abastecimento

Por a 21 de Setembro de 2022 as 16:34

logisticaOs gestores e líderes das cadeias de abastecimento estão a aumentar o investimento em automação e Inteligência Artificial (IA) para melhor gerir as incertezas que resultam dos desafios causados pela pandemia, a inflação, os conflitos geopolíticos  e as alterações climáticas, conclui o estudo  “Own Your Transformation”, levado a cabo pela IBM.

De acordo com os resultados do inquérito feito junto de 1.500 Chief Supply Chain Officers (CSCO) e Chief Operating Officers (COO),  quase metade dos CSCO (47%) inquiridos diz ter introduzido novas tecnologias de automação nos últimos dois anos.

A sustentabilidade é simultaneamente um desafio e uma força para a mudança. Os CSCO inquiridos classificam a sustentabilidade como o terceiro maior desafio nos próximos anos, apenas atrás das perturbações na cadeia de abastecimento e das infraestruturas tecnológicas. Subiu quase 30% nos últimos três anos.

Um total de 20% dos inquiridos distingue-se por acelerar a inovação liderada por dados para se preparar para um futuro precário. Este grupo já está a superar os seus pares em métricas-chave, incluindo o registo de um crescimento anual de receitas 11% superior ao dos seus pares, segundo a mesma fonte.

“À medida que as empresas globais avançam para combater o stress sem precedentes na cadeia de abastecimento, criado por preocupações geopolíticas e macroeconómicas, como a inflação, é imperativo que os profissionais se concentrem em iniciativas de analytics, IA e automação em cinco áreas-chave : Cliente, Tesouraria (Cash), Custo, Cultura e Carbono”, afirma Jonathan Wright, IBM global managing partner, Sustainability Services and Global Business Transformation.

“Desde a área financeira e de compras, à área comercial e de marketing, até a esforços de ESG [Environmental, Social and Corporate Governance] e recrutamento, a automação e IA permitem aos CSCO e às suas organizações recolher dados, identificar riscos, validar documentação e fornecer dados de auditoria, mesmo em períodos de inflação elevada, ao mesmo tempo que gerem o consumo de carbono, energia e água”, acrescenta.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *