Homepage Newsletter Produção

Esporão lança colheita 2020 do Ameal Reserva

Por a 19 de Setembro de 2022 as 14:24

AmealA Esporão lançou no mercado a colheita 2020 do Ameal Reserva. Com origem numa parcela particular da Quinta do Ameal, a vinha das Marinhas, o néctar estagiou em barricas de carvalho francês e, pela primeira vez, num foudre (tonel)  de carvalho austríaco.

A história do Ameal Reserva, anteriormente designado Ameal Escolha, começou em 2000, com a primeira experiência de estágio da casta Loureiro em barricas de carvalho francês. “Um marco na história da Quinta do Ameal e nos vinhos da região que deu origem a um vinho único. Agora com a colheita 2020, a Quinta do Ameal volta a inovar na vinificação, ao usar um “foudre”  de carvalho austríaco durante a fermentação e estágio”, explica a Esporão, em comunicado.

“Temos testado barricas de maior capacidade, de forma a conseguir um ainda melhor equilíbrio na relação entre o vinho e o seu estágio. Acreditamos que com o Ameal Reserva 2020 conseguimos mostrar a verdadeira elasticidade e potencial do Loureiro do Ameal”, comenta Lourenço Charters, gestor de enologia e viticultura da Quinta do Ameal, citado no documento.

A vinha das Marinhas, parcela de origem do Quinta do Ameal Reserva 2020, encontra-se a 26m de altitude, num solo granítico, arenoso e  argiloso. Vindimado manualmente, fermentou em barricas usadas de 500 litros de carvalho francês e num “foudre” de carvalho austríaco novo de 2.000 litros. O estágio decorreu sobre borras finas durante 12 meses nas mesmas barricas e “foudre”. Após o engarrafamento, o vinho estagiou seis meses em garrafa.

De cor amarela, com aroma complexo, “onde se destacam os aromas cítricos, florais e de especiarias provenientes do seu estágio em barrica”, o Ameal Reserva 2020 é um vinho concentrado, “com volume e um final de boca longo e persistente. Irá evoluir bem durante os próximos 20 anos”, termina a empresa.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *