Homepage Newsletter Produção

Vinhas da Teixuga é a nova aposta do produtor Caminhos Cruzados

Por a 14 de Setembro de 2022 as 14:53
«Vinhas da Teixuga» é a nova aposta do produtor Caminhos Cruzados

Duas novidades sob a chancela de uma nova marca, batizada de Vinhas da Teixuga, reforçam o já vasto portefólio de vinhos do produtor beirão Caminhos Cruzados.

Numa altura em que se celebra a 10.ª vindima de um player que veio revolucionar o panorama vinícola da Região Demarcada do Dão, com um conceito mais jovial e irreverente, a empresa lança o Vinhas da Teixuga Tinto 2019 e o Vinhas da Teixuga Branco, provenientes de uvas colhidas nas vinhas velhas da emblemática Quinta da Teixuga.

A marca indelével de frescura e elegância da Caminhos Cruzados e da equipa de enologia constituída por Carla Rodrigues, Carloto Magalhães e Manuel Vieira está vincada nos dois vinhos, que apresentam grande potencial gastronómico.

O Vinhas da Teixuga Tinto 2019 é um monovarietal de Jaen, uma das castas típicas da região, e mostra todo o potencial desta variedade, muito por força dos doze meses de barrica de carvalho francês, cuidadosamente selecionadas para exaltar as especiais características da casta. Com um potencial gastronómico de destaque, apresenta uma cor marcadamente rubi, com aromas intensos a frutos vermelhos, compotas e especiarias. Uma vitela arouquesa, bacalhau no forno ou sardinhas assadas são companhias perfeitas.

O Vinhas da Teixuga Branco é um vinho de lote obtido com várias castas, de uvas das colheitas de 2016, 2017 e 2018. Um desafio que foi colocado à equipa de enologia e que foi largamente superado. Harmonizar vinhos de três anos diferentes e conseguir que o conjunto fosse superior à soma das partes obrigou a um cuidadoso trabalho de seleção das barricas, para que o resultado fosse ao encontro do pretendido. Foi possível obter um vinho de tom dourado, com aromas expressivos de alperce e suaves notas fumadas de grande complexidade. Fresco e elegante, tem um final de boca persistente.

“São vinhos que honram as linhas orientadoras da empresa, de inovação e diferenciação, revelando o terroir da Quinta da Teixuga em todo o seu esplendor. É uma nova marca saída do tubo de ensaios da nossa equipa de enologia e viticultura, que otimiza todas as potencialidades destas vinhas, que nos têm dado uvas de altíssima qualidade ano após ano”, referea diretora-geral da empresa, Lígia Santos.

As duas referências têm um preço de venda ao público recomendado de 30 euros.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *