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Nove competências digitais que irão moldar setor do retalho

Por a 14 de Setembro de 2022 as 11:52

onlineA Michael Page levou a cabo um estudo para averiguar as competências necessárias para o desenvolvimento da área digital das empresas em Portugal. A empresa especializada em recrutamento identificou nove competências digitais que irão impactar empresas de todos os setores de atividade mas em especial as áreas de retalho, consumo e serviços. Fique a par.

1. PPC ad management
Competências criativas e analíticas são essenciais: Os especialistas de PPC (Publicidade Paga por Clique) devem ter a capacidade de analisar uma vasta quantidade de dados rapidamente, tendo ainda o talento necessário para criar copy conciso e apelativo para plataformas como o GoogleAdWords. O PPC Specialist irá ajudar a aumentar o tráfego do website e a melhorar significativamente o ROI (Return On Investement).

2. SEO: technical e content
Atualmente, Search Engine Optimisation (SEO) não é apenas uma competência desejada, é absolutamente essencial. Com mais experiências de consumidor totalmente online do que nunca, há uma concorrência feroz para obter avaliações elevadas em motores de pesquisa como o Google, para keywords comerciais relevantes. As equipas devem incluir profissionais especializados em SEO com competências verificadas em technical SEO, content e linkbuilding.

3. Estratégia e implementação de CRM
Através de uma gestão eficiente do Customer Relationship Management (CRM), as campanhas conseguirão atingir um público-alvo mais preciso e adequado. A capacidade de alcançar múltiplas audiências específicas e relevantes num ambiente muito mais envolvente traduz-se num ROI elevado e em leads de melhor qualidade. É, por isso, que é importante contratar um excelente profissional de CRM. Apesar de muitas áreas do processo de CRM poderem ser automatizadas, as competências e experiência no desenvolvimento de abordagens estratégicas e orientadas a KPI (Key Performance Indicators) são muito procuradas e serão uma grande vantagem para qualquer empresa, agora e no futuro.

4. Redes sociais para marcas
Os especialistas em redes sociais apresentam um grande leque de competências, tais como capacidade de apresentar um serviço eficiente ao cliente, lançamento de campanhas de influenciadores, obter um bom ROI através de publicações pagas e orgânicas. Com o
aumento da concorrência no espaço online, o perfil de especialista em redes sociais para rentabilizar ao máximo a gestão e os resultados, é essencial.

5. Videografia e animação
Em marketing digital, o conteúdo é essencial e o vídeo e multimédia são atualmente muito valorizados. Ter um operador de câmara interno é uma forma rentável de transmitir a mensagem através de conteúdo vídeo. Criativos com competências de operação de câmara, edição e animação, ou idealmente os três, são muito valorizados atualmente pelas grandes multinacionais. Com a entrada da geração do YouTube nas empresas, este tipo de função ajudará a marcar a diferença.

6. Competências data science
O acesso e análise de dados é atualmente uma realidade em empresas de todas as dimensões. Neste contexto, os profissionais que conseguem selecionar e analisar dados de forma eficiente e relevante são atualmente imprescindíveis. Candidatos com um percurso
em matemática, computer science e até astrofísica podem ter um ótimo perfil para integrarem equipas digitais, trabalhando como Data Science Specialists.

7. Ecommerce trading
Com o aumento das compras online, a relevância do retalho digital é inegável. As funções relacionadas com o ecommerce são altamente complexas e requerem um vasto leque de diferentes competências, desde conhecimentos financeiros e compreensão de dados, à familiarização com disciplinas de marketing digital como SEO e PPC. Neste sentido, há uma elevada procura de bons candidatos e do melhor talento nesta área.

8. Marketplace trading
Websites como o eBay são atualmente uma grande fonte de negócio. No retalho digital, os marketplaces online são uma área em crescimento de vendas para empresas de grande e pequena dimensão. Os especialistas nesta área terão conhecimento de visual
merchandising, analytics e trading, competências essenciais para as empresas atualmente e no futuro.

9. Programmatic media
Tradicionalmente desempenhado por agências, com o crescimento do conhecimento e adoção desta forma algorítmica de publicidade digital, muitas empresas estão a optar por contratar internamente estes especialistas para analisar e melhorar o ROI. Torna-se, assim,
uma disciplina e função emergentes. Para maior controlo e uma abordagem rentável, as empresas procuram profissionais com experiência nesta área de marketing.

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