Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Ponto de Venda

Mercado “fora de casa” continua recuperação mas ainda está longe do período pré-pandemia

Por a 13 de Setembro de 2022 as 15:04

padariaO mercado “out of home” continua a sua trajetória de recuperação, embora o consumo em bares, cafés e padarias ainda esteja longe dos níveis pré-pandemia, conclui o mais recente barómetro Barómetro OOH (Out Of Home) da Kantar, Worldpanel Division.

No segundo trimestre de 2022, as vendas de snacks e bebidas não-alcoólicas fora de casa subiram pelo quinto trimestre consecutivo, o que ajudou a aumentar o valor combinado de consumo de snacks e bebidas em casa e em OOH em 7%, segundo a mesma fonte.

No entanto, na comparação com o período anterior à Covid-19 (três anos antes), verifica-se “que o recente aumento nos gastos não foi capaz de compensar a perda de valor no canal OOH durante a pandemia”, salienta a empresa que analisou os dados de compra e de consumo em oito mercados.

No segundo trimestre de 2019, o gasto dos consumidores em snacks e bebidas no canal fora de casa em oito países  (Reino Unido, França, Espanha, Portugal, China Continental, Tailândia, Brasil e México) cifrou-se em 17,6 mil milhões de euros. “A quota de mercado do canal OOH no gasto total destas categorias [snacks e bebidas] no conjunto do ano de 2019 foi de 40%, cifra que em 2020 caiu para 31%. “No segundo trimestre de 2022, este número recuperou apenas para 35%. A curva de crescimento ano a ano também se achatou: de um pico de 51% no segundo trimestre de 2021 para 18% no último trimestre”, detalha a Kantar.

O crescimento mais significativo no consumo fora de casa teve lugar no Reino Unido (+48%), enquanto o declínio mais acentuado se observou na China (-13%), em consequência dos recentes confinamentos no país. “Dois trimestres antes, reportámos que o canal fora do lar na China estava a recuperar mais rapidamente, o que demonstra como o crescimento pode ser volátil e que o valor de mercado em qualquer país é vulnerável à mudança de circunstâncias”, analisa a consultora.

Em jeito de conclusão, tendo em conta a análise dos últimos três anos verifica-se que os gastos fora do lar em snacks e bebidas ainda estão 8% abaixo em comparação com o segundo trimestre de 2019. “O que significa que o crescimento total do mercado de 3% é proveniente do consumo dentro de casa”, conclui a Kantar.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *