Data Center Economia Homepage Newsletter

INE revê em baixa inflação de agosto para 8,9%

Por a 12 de Setembro de 2022 as 12:21

Dados do INE mostram que, ao invés dos 9% inicialmente avançados, o índice de preços ao consumidor recuou para 8,9%. É o primeiro abrandamento da inflação em 12 meses.
Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi 8,9% em agosto de 2022, taxa inferior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior.

O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) manteve a tendência de subida, registando uma variação de 6,5% (6,2% em julho). A variação do índice relativo aos produtos energéticos situou-se em 24,0% (7,2 p.p. inferior ao valor do mês precedente), enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados apresentou uma variação de 15,4% (13,2% em julho).

A variação mensal do IPC foi -0,3% (nula no mês precedente e -0,2% em agosto de 2021). A variação média dos últimos doze meses foi 5,3% (4,7% em julho).

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português apresentou uma variação homóloga de 9,3%, inferior em 0,1 p.p. à do mês anterior e superior em 0,2 p.p. ao valor estimado pelo Eurostat para a área do Euro (em julho, esta diferença tinha sido de 0,5 p.p.). O INE estima uma variação média dos últimos doze meses de 5,4% (4,8% no mês precedente).

Excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, o IHPC em Portugal atingiu uma variação homóloga de 7,3% em agosto (6,9% em julho), superior à taxa correspondente para a área do Euro (estimada em 5,5%), mantendo o perfil ascendente verificado nos últimos meses.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *