Destaque Destaque Homepage Exportação Homepage Newsletter

Exportações de frutas, legumes e flores aumentam 16% no primeiro semestre

Por a 7 de Setembro de 2022 as 10:35

São 939 milhões de euros no primeiro semestre. As exportações de frutas, legumes e flores registaram um aumento de 16% face ao mesmo período do ano anterior.  Segundo a  Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal,  em volume, as vendas internacionais também cresceram 14% para quase 805 mil toneladas.

Espanha lidera a lista de compradores de frutas, legumes e flores portuguesas, concentrando 29% do valor exportado. Seguem-se França (13,5%) e Países Baixos (13,5%), Alemanha (8,5%) e o Reino Unido (7,8%). A nível global, a União Europeia é o principal mercado do setor com 81% do valor das exportações.

Contudo, analisando o preço por quilo dos produtos exportados, os resultados mostram que o crescimento não é suficiente para compensar o aumento dos custos e a inflação. O valor por quilo no primeiro semestre aumentou apenas 1,3%.

 “São resultados recorde que só poderão ser mantidos com o reforço das iniciativas de promoção internacionais, do investimento na produção e com uma verdadeira valorização deste setor, que é estratégico para a economia. Os indicadores são positivos, mas não nos podemos esquecer que o setor agroalimentar enfrenta uma crise sem precedentes com a subida nos custos da energia, combustíveis, fertilizantes e outras matérias-primas. Ao mesmo tempo, a seca extrema que tem afetado o país de Norte a Sul está neste momento a prejudicar a produtividade e os calibres da maioria das frutas e legumes”, sublinha Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, em comunicado enviado ao Hipersuper.

A Portugal Fresh apela assim a uma distribuição mais justa do valor da produção na cadeia agroalimentar, com uma melhor remuneração aos produtores, sublinhando que todas as medidas até agora anunciadas pelo Governo são “exíguas face às adotadas em Espanha, maior concorrente de Portugal a nível da produção”.

Para colmatar os efeitos da seca que atinge todo o território nacional é também urgente a modernização dos aproveitamentos hidroagrícolas e a criação de charcas e barragens, vitais para ultrapassar os impactos das alterações climáticas.

“Os produtos portugueses têm muita procura no mercado internacional e se não renovarmos e modernizarmos os perímetros de rega existentes e criando novos, os países na latitude sul da Europa irão aproveitar a nossa falta de estratégia para o regadio”, alerta Gonçalo Santos de Andrade.

A Portugal Fresh tem em curso um Projeto Conjunto de Internacionalização 2022/2023 apoiado pelo Portugal 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização. Prevê um investimento global de 948.900,85€ euros, financiado em 54% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *