Distribuição Homepage Newsletter

Missão Continente apoia oito comunidades escolares moçambicanas

Por a 5 de Setembro de 2022 as 16:12
MISSÃO CONTINENTE AJUDA OITO COMUNIDADES ESCOLARES EM MOÇAMBIQUE

O apoio da Missão Continente à organização não-governamental The Big Hand, que decorre há 10 anos, já permitiu facilitar o acesso ao ensino e combater o abandono escolar em 8 escolas em aldeias do interior de Moçambique, impactando mais de 13.900 crianças e jovens.

O financiamento da Missão Continente tem permitido melhorar as condições de vida da população e especialmente das crianças destas comunidades moçambicanas fortemente afetadas por conflitos internos, crise financeira e catástrofes naturais: Sussundenga, Bairro Nahurir, Bairro Soalpo, Bairro 5, Aldeia de Messica, Aldeia de Matsinho, Aldeia de Chipaco e Aldeia de Montechimoio,

Desde 2012, foi possível criar 22 salas de aula, sete salas pré-escola, um berçário, uma sala de informática, uma sala de estudo, uma biblioteca e casas de banho, construir três furos de água e uma ‘ilha solar’ para carregamento de pequenos aparelhos elétricos, disponibilizar bicicletas ambulância e uma unidade móvel de saúde e distribuir sementes e ferramentas, dando início ao processo de transformação das escolas e das comunidades locais.

“A Missão Continente acolhe o Projeto The Big Hand como parceiro no compromisso de transformar e melhorar a vida destas comunidades que se encontram em situação extrema de vulnerabilidade. O papel das lojas Continente é muito relevante neste projeto pois cada hipermercado apadrinha uma criança garantindo a continuidade dos seus estudos e melhorando as suas condições de vida, existindo um acompanhamento do desenvolvimento das aldeias e das crianças. Desde o início da colaboração, em 2012, a apoio já alcançou os 149 mil euros” refere Nádia Reis, Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente.

Já David Fernandes, NGO President and National Programs Manager da The Big Hand não tem dúvidas que “graças ao apoio e carinho de todas as pessoas que dão corpo e alma à Missão Continente, conseguimos, ao longo destes anos, fazer furos de água, construir salas de aula, salas de pré-escolar e implementar o primeiro berçário na Aldeia de Matsinho. Apoiamos centros de saúde, hospitais e conseguimos que a unidade móvel de saúde, uma vez por semana, leve os cuidados de saúde a quem vive muito longe. Distribuímos sementes, melhorámos as hortas escolares e familiares. Colocámos painéis solares nas escolas, equipando-as com material informático e garantimos, diariamente, apoio escolar e atividades lúdico-pedagógicas, acompanhamento nutricional e de saúde, segurança e justiça social a centenas de crianças.”

The Big Hand é uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) que atua na zona interior de Moçambique, em aldeias cuja população vive no limiar da pobreza extrema, promovendo o bem-estar das crianças que vivem em condições desfavoráveis, sobretudo as meninas órfãs, garantindo o seu acesso à educação, cuidados de saúde e nutrição, a água e saneamento básico. Através de um modelo centrado na criança, The Big Hand constrói escolas, investe em equipamentos, na formação de professores e desenvolve, em parceria com os agentes locais, programas inclusivos que visam preparar as crianças para os desafios da vida em estreita ligação com a comunidade onde vivem.

Este projeto é apoiado pela Missão Continente, cujos eixos de atuação incluem investir em projetos de impacto social que transformem e melhorem a vida de pessoas mais vulneráveis, e agir em conjunto com as comunidades, ajudando-as a crescer, ser mais sustentáveis e responder aos desafios sociais e ambientais.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *