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Como incluir as algas na rotina dos portugueses? Conheça duas estratégias

Portugal é um dos países pioneiros na Europa em produção de micro e macroalgas. O Hipersuper foi ouvir a história de dois produtores que procuram desbravar este mercado em Portugal e lá fora, tirando partido do potencial de crescimento previsto para os próximos anos

Rita Gonçalves

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Como incluir as algas na rotina dos portugueses? Conheça duas estratégias

Portugal é um dos países pioneiros na Europa em produção de micro e macroalgas. O Hipersuper foi ouvir a história de dois produtores que procuram desbravar este mercado em Portugal e lá fora, tirando partido do potencial de crescimento previsto para os próximos anos

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Portugal é um dos países pioneiros na Europa em produção de micro e macroalgas. O Hipersuper foi ouvir a história de dois produtores que procuram desbravar este mercado em Portugal e lá fora, tirando partido do potencial de crescimento previsto para os próximos anos

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Apesar de já serem presença assídua nos pratos dos grandes chefes de cozinha, as algas começam lentamente a entrar na casa dos portugueses mais sensíveis ao tema da alimentação saudável e mais propensos à degustação de novos produtos. Mas, ao contrário do que se possa pensar, estes vegetais marinhos não são uma estreia à mesa dos portugueses. Diogo Lopes, fundador da marca de macroalgas Wissi, conta, em entrevista ao Hipersuper, que ainda hoje existe a tradição de utilizar algas marinhas na alimentação no Arquipélago dos Açores. Em Portugal Continental, nos anos de 1960, utilizavam-se algas na culinária, mas essa tradição perdeu-se a partir da década de 70, afirma o responsável. Quando fundou a marca Wissi, Diogo Lopes ouviu relatos de muitos pescadores cujos avós e bisavós apanhavam algas para consumo alimentar.

Este alimento super nutritivo é, no entanto, utilizado há séculos como alimento na China, no Japão, na Escócia, na Irlanda, entre outros países nórdicos. Em Portugal, ganha especial importância a partir de 1930 no abastecimento da indústria de ágar-ágar, sobretudo na zona de Peniche, um ficocolóide utilizado como aditivo na indústria alimentar, e também nas indústrias de cosmética e farmacêutica, embora com menor expressão, lê-se no site da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Na costa portuguesa, encontram-se cerca de 400 variedades de algas e a produção em aquacultura está em desenvolvimento. Um exemplo vem da Secil que, em 2005, lançou a Allmicroalgae, empresa que se afirma como a maior produtora europeia de microalgas em sistema fechado e estima fechar este ano com uma produção de 72 toneladas, adianta, em entrevista ao Hipersuper, Joana Laranjeira Silva, Plant and R&D manager da Allmicroalgae.

O valor nutricional das algas impressiona. Segundo o Instituto Macrobiótico de Portugal, são ricas em minerais, particularmente cálcio, em oligoelementos, como cobre e zinco, em proteínas, e têm ainda um elevado teor em hidratos de carbono e vitaminas.

Segundo a empresa de estudos de mercado MarketsandMarkets, o mercado global de algas marinhas representou no ano passado vendas de 4,7 mil milhões de dólares e deverá registar uma taxa de crescimento anual composta de 6.3% para 6,4 mil milhões de dólares até 2026.

Em Portugal, não existem atualmente dados que determinem o valor do mercado das algas aplicadas à alimentação humana, animal e cosmética. Apesar de não existir um ponto de partida, a Plant and R&D manager da Allmicroalgae considera que existe “muito potencial” para aplicação na indústria alimentar e na suplementação. “Portugal é um dos países pioneiros na Europa em produção de micro e macroalgas e existem várias empresas a tentar explorar estas categorias com resultados muito positivos”, salienta Joana Laranjeira Silva.

Um dos grandes desafios dos operadores deste mercado passa por fomentar a procura. A responsável da Allmicroalgae acredita que este trabalho se faz através da educação de consumidores e fabricantes no que diz respeito quer à qualidade quer às vantagens da utilização de microalgas no dia-a-dia. E que as indústrias de alimentação humana, animal e cosmética mostram cada vez mais interesse em conhecer as potencialidades deste vegetal marinho e as suas aplicações.

Além do desafio de difundir o conhecimento sobre o produto, os operadores enfrentam outros, sobretudo a concorrência da produção oriunda da Ásia, “com preços extremamente competitivos”, acrescenta a responsável.

O Hipersuper foi conhecer a história e a estratégia de dois produtores portugueses que procuram desenvolver este mercado em Portugal e tirar partido do potencial de crescimento previsto para os próximos anos.

HipersuperWissi: a marca que conseguiu entrar na grande distribuição

O projeto de produção e comercialização de macroalgas da marca Wissi arrancou em janeiro de 2021, mas demorou cerca de ano e meio a sair do papel. O fundador da marca, Diogo Lopes, arregaçou as mangas e conseguiu um licenciamento para a pesca de algas pioneiro no País, junto da Direção-Geral de Recursos Marinhos e da Direção-Geral Marítima. “Não existia enquadramento legal para a apanha de algas em Portugal”, conta o fundador da Wissi, acrescentando que obteve uma licença experimental. A apanha é feita de duas formas: apeada [das algas que se encontram mais à superfície do mar] e em mergulho.

Diogo Lopes tem a ambição de democratizar o consumo deste alimento pouco explorado e que existe em abundância na costa portuguesa. E já deu um passo de gigante para concretizar o objetivo: conseguiu entrar com alguns produtos nos lineares de 41 hipermercados Continente (Sonae) e 19 lojas da Auchan, e em restaurantes de “fine dining”, sobretudo da zona de Lisboa. Com a entrada nas cadeias de distribuição a trazer visibilidade e notoriedade à marca, “a intenção passa por crescer na distribuição moderna, em cadeias gourmet e ligadas a segmentos premium e nos hotéis”, antecipa.

Com um investimento de 180 mil euros, alicerçado em fundos próprios, apoios do Mar2020 e linhas de startups, construiu uma fábrica no concelho de Cascais, onde trabalha as espécies Alface do Mar, Chorão do Mar, Wakame, Combu e Esparguete do Mar. Com a pandemia a adiar os planos iniciais para o retorno do investimento, Diogo Lopes estima agora atingir o “break even” em três anos.

Diogo Lopes, fundador da Wissi

Diogo Lopes, fundador da Wissi

Sendo um produto de apanha sazonal – as algas só podem ser capturadas entre fevereiro e novembro – a Waves Raphdody, dona da Wissi, tem de fazer stock. “Para vender fresco durante todo o ano adicionamos flor de sal para conservar, o que permite estender o prazo de validade por quatro meses”, conta o responsável. As algas são capturadas por embarcações subcontratadas e licenciadas pela marca, em Cascais, Sines, Lagos e também na zona norte do País.

Instalada numa área de 500 metros quadrados, a fábrica da Wissi é dotada de uma área de receção, onde as algas são pesadas e é feito o controlo sensorial. Como não podem estar expostas à temperatura ambiente, seguem rapidamente para a área de produção, concretamente para a câmara de frio, que funciona com parâmetros entre os zero e oito graus. Para fazer a gama de desidratados, as algas seguem para a câmara de secagem, onde são desidratadas a temperaturas baixas. Este processo de secagem confere ao produto uma validade de 24 meses. De seguida, as algas são colocadas em embalagens forradas e dotadas de um fecho zip de abertura fácil.

No ano passado, a fábrica produziu 300 quilos de produto acabado, mas este ano deverá atingir uma tonelada. A Wissi prevê chegar ao final de 2022 com um volume de negócios de 100 mil euros.

 

AlgasAllmicroalgae: produção de microalgas de Portugal para o mundo

A produtora de cimento Secil começou por explorar, em 2008, o conceito da utilização de microalgas como parte da solução para a mitigação do dióxido de carbono nos gases de emissão de duas unidades de produção. O projeto avança com “um estudo à escala laboratorial colocando armadilhas de bioprospecção de microalgas nas áreas adjacentes” das fábricas de Outão e Pataias, em Setúbal e Alcobaça, respetivamente, lembra Joana Laranjeira Silva.

Selecionada a microalga, a empresa avança, em 2008, com uma unidade demostrativa e, cinco anos depois, abre as portas da unidade de produção, um investimento de 22 milhões de euros. No final de 2015, a Secil toma a decisão de avançar com uma empresa autónoma dedicada à produção de microalgas e cria a Allmicroalgae com o objetivo de entrar no mercado global de microalgas.

A empresa produz e comercializa microalgas para a indústria de alimentação humana, animal e cosméticos. Em grande escala, produz oito variedades: quatro tipos de Clorela, dois tipos de Spirulina, Nannochloropsis e Tetraselmis Chuii. Os principais canais de distribuição são a indústria alimentar e a nutracêutica.

Em 2020, produziu 45 toneladas, cifra que este ano deverá chegar às 72 toneladas. Cerca de 80% do volume de produção segue para o exterior, sendo a Alemanha e a França os principais mercados. Estes dois países são os maiores consumidores europeus de microalgas.

A capacidade instalada para 2023 é superior a 120 toneladas. revela a responsável. “Estamos a investir em reatores cobertos de produção tipo raceway tendo em vista o aumento significativo da capacidade de produção da unidade e a redução dos custos variáveis por quilo de biomassa”.

Como funciona a produção? Sendo as algas seres vivos que se multiplicam por divisão celular, a Allmicroalgae reuniu as condições necessárias à multiplicação rápida destes seres marinhos, e de forma natural, através de luz solar. “Tudo começa na fase de inóculo [semente] que, depois de crescer, inocula reatores cada vez maiores até chegarmos aos reatores de produção que são colhidos e concentrados diariamente para produção de biomassa de microalgas desidratadas ou em formato de pasta congelada”, resume a responsável.

*Artigo originalmente publicado na edição 404 do Hipersuper

Sobre o autorRita Gonçalves

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Sabe bem neste verão: as sugestões de Francisca Fernandes, deputy head of offer da makro Portugal

Francisca Fernandes sugere a nova Burrata da nossa marca própria METRO Chef e “porque o verão nos remete igualmente para a frescura da fruta” a gama de Sumos Rioba.

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“Embora nos aproximemos do final do verão, há sabores que continuam a trazer a frescura desta estação e, ao mesmo tempo, permanecem absolutamente intemporais”, começa por sublinhar Francisca Fernandes. “Um desses exemplos é a nova Burrata da nossa marca própria METRO Chef. Este queijo italiano, envolto numa delicada camada de mozzarella, revela no seu interior uma cremosidade irresistível, proporcionando uma textura suave e rica”, sugere para estes dias. “Um toque gourmet que eleva qualquer prato, seja uma salada fresca ou uma pizza reconfortante para dias mais frios. Um produto pensado especialmente para o nosso portefólio direcionado a clientes da restauração italiana, que procuram qualidade e autenticidade dos produtos dessa origem”, acrescenta.

“E porque o verão nos remete igualmente para a frescura da fruta destaco a nossa gama de Sumos Rioba, também uma marca própria disponível na makro”. Com sabores como ananás, laranja, maçã, pêssego e tomate, estes sumos 100% naturais são incrivelmente versáteis, para Francisca Fernandes são “perfeitos tanto para serem servidos como bebida refrescante como para serem utilizados como ingredientes em criações culinárias ou de bar, adaptam-se à criatividade dos profissionais que confiam na nossa oferta para inovar”.

 

 

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Cartão Continente com novo modelo de descontos

O Cartão Continente tem disponível a partir desta segunda-feira o Continente Carrega, um programa pioneiro que vai promete permitir a todos os clientes descontos de 5% ou 10% nas lojas Continente.

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O Continente Carrega combina a fidelização com um modelo de subscrição que oferece desconto em todas as compras. O retalhista informa que através deste programa, os clientes que carregarem o saldo do seu Cartão Continente entre 50€ e 90€ podem usufruir de 5% de desconto, em todas as suas compras, durante 30 dias. Se carregarem com um valor igual ou superior a 100€, têm um desconto de 10%, por igual período, em todas as compras.

O saldo carregado e acumulado no Cartão Continente também pode ser utilizado em mais de dois mil pontos de venda, nos parceiros do programa, como Galp, Wells, MO, Meu Super, Zippy, Bagga, note!, Go Natural, ZU, Pizza Hut, Pans&Company, KFC, Pasta Caffé, Miit, SOL, TacoBell, Home Story e TAP Miles & Go.

“O Continente Carrega vem confirmar o compromisso que temos com o empoderamento das pessoas oferecendo mais benefícios aos nossos clientes. É uma solução inovadora, sem paralelo no mercado. Até 31 de janeiro, dá aos clientes a liberdade de decidir que desconto querem em todas as suas compras. Esta oferta flexível, acima de tudo, democratiza o acesso à poupança, permitindo às famílias gerirem melhor o seu orçamento, ao mesmo tempo que maximizam os ganhos, diariamente”, afirma Filipa Appleton, head of brand & marketing do Continente.

 

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Centros Comerciais geridos pela CBRE assinalam Dia Mundial da Pessoa Com Doença de Alzheimer

No próximo sábado assinala-se o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer e os centros comerciais geridos e comercializados pela CBRE, vão assinalar esta data.

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No próximo sábado, dia 21 de setembro, assinala-se o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer e os centros comerciais geridos e comercializados pela CBRE, vão assinalar a data com uma ação de sensibilização em parceria com a Associação Alzheimer Portugal, única organização em Portugal, de âmbito nacional, especificamente para promover a qualidade de vida das Pessoas com Demência e dos seus familiares e Cuidadores.

Nos dias 21 e 22 de setembro, os visitantes dos Centros Comerciais 8ª Avenida, Alameda Shop&Spot, Alma Shopping, LeiriaShopping, LoureShopping, RioSul Shopping, Nosso Shopping, Forum Madeira e UBBO vão ser convidados a partilhar uma memória que será eternizada através de uma ilustração. Para tal, vão contar com um ilustrador no local que vai estar a dar forma às memórias de cada pessoa, através de uma representação visual em papel que poderá ser guardada ou oferecida a alguém especial para que um dia, através dessa pessoa e dessa ilustração, possa vir a ser recordada da mesma.

Ao mesmo tempo que os visitantes partilham a sua memória são convidados a conhecer mais sobre a Casa do Alecrim, lar específico da Alzheimer Portugal para Pessoas que vivem com Demência e a contribuir para a angariação de fundos da Associação, cujo objetivo é expandir e requalificar este lar.

“Na CBRE trabalhamos diariamente para ter um papel ativo junto das comunidades e esta parceria com a Associação Alzheimer Portugal é mais uma prova disso. Sabemos que a doença de Alzheimer está, infelizmente, cada vez mais presente na casa de milhares de portugueses. Isto faz com que muitas das pessoas que visitam diariamente os nossos Centros Comerciais sejam, direta ou indiretamente, impactados por esta doença. Com esta ação pretendemos, não só sensibilizar a comunidade para a realidade de quem vive com Doença de Alzheimer ou outra Demência, como informar de que forma associações como a Alzheimer Portugal podem ser uma rede de apoio fundamental para promover a qualidade de vida das Pessoas com Demência e dos seus familiares e Cuidadores”, refere Mónica Pinto Coelho, diretora de marketing na CBRE.

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Ferbar expande gama tropical

Nos últimos anos, esta gama tem-se destacado no portefólio da Ferbar, sendo atualmente uma das linhas de produtos mais importantes da marca. As mais recentes adições são a Mistura Preparada para Pão de Queijo e o Kimilho Flocão.

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tagsFERBAR

A Gama Tropical da Ferbar,  que conta com uma ampla variedade de produtos, incluindo Coco Ralado, Tapiocas, Polvilho Doce, Polvilho Azedo, Farofas Prontas e Farinha de Mandioca, têm duas novidades: Mistura Preparada para Pão de Queijo e o Kimilho Flocão.

“A inclusão destes novos produtos na Gama Tropical é uma excelente adição para os amantes da culinária brasileira. Agora, é mais fácil preparar em casa receitas autênticas e deliciosas. A praticidade da mistura preparada para pão de queijo e a versatilidade do Kimilho Flocão trazem ainda mais sabor e diversidade às cozinhas dos nossos consumidores em Portugal. Estes produtos refletem o nosso compromisso em trazer inovação e qualidade, permitindo que todos desfrutem dos sabores vibrantes do Brasil de maneira simples e conveniente.”, sublinha José Loureiro, brand marketing manager da Ferbar.

A Mistura Preparada para Pão de Queijo da Ferbar simplifica a preparação de uma das iguarias mais conhecidas do Brasil, os pães de queijo. Feitos com polvilhos e queijo, estes pães são crocantes por fora e macios por dentro, perfeitos para servir como entrada ou snack em qualquer ocasião. A mistura preparada da Ferbar rende, em média, 24 pães de queijo e é naturalmente isento de glúten.

O Kimilho Flocão da Ferbar é produzido a partir de farinha de milho hidratada, que é triturada e torrada. Durante o processo de produção, os grãos de milho são prensados e pré-cozidos, tornando a preparação em casa mais rápida e fácil. Este ingrediente, tradicional do Brasil, é utilizado para fazer cuscuz nordestino, polenta, bolos e salgados. Além disso, é naturalmente isento de glúten e lactose.

A Mistura Preparada para Pão de Queijo e o Kimilho Flocão da Ferbar já estão disponíveis nos pontos de venda habituais.

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Projeto web de Luís Gradíssimo com novidades

O projeto Luís Gradíssimo – Vinho e Gastronomia, site dedicado ao mundo do vinho e da gastronomia, está a celebrar o seu primeiro aniversário e, para assinalar a data, o autor preparou uma série de novidades exclusivas, reforçando o compromisso com a partilha de conhecimento e experiências no universo da Enogastronomia.

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O projeto Luís Gradíssimo – Vinho e Gastronomia, site dedicado ao mundo do vinho e da gastronomia, está a celebrar o seu primeiro aniversário e, para assinalar a data, o autor preparou uma série de novidades exclusivas, reforçando o compromisso com a partilha de conhecimento e experiências no universo da Enogastronomia. A “Sala de Prova”, acessível a partir de luisgradissimo.com é a grande novidade deste espaço web e será exclusiva para subscritores.

Trata-se de um espaço de prova de vinho, online e em direto, com uma sessão a cada quinzena. Em cada momento, Luís Gradíssimo apresentará um vinho e abordará um tema específico, que poderá ser uma região, uma casta, um estilo de vinho, entre outros assuntos. Este espaço inovador e interativo proporciona uma forma divertida e educativa de provar vinhos, promovendo a partilha de conhecimentos e experiências no vasto mundo do vinho, é explicado em comunicado.

“Em cada sala de prova haverá um vinho em destaque que servirá de base para esse momento. Para além da nota de prova, aproveitaremos para falar de cada temática que se relaciona. Será uma experiência onde se prova e se aprende”, refere Luís Gradíssimo, mentor do projeto.

O projeto, que arrancou há um ano, tem vindo a conquistar cada vez mais público interessado em aumentar o conhecimento nesta área. Desde notas de prova de vinhos a provas verticais, breves apontamentos sobre harmonização de comida e vinho até à descrição de menus de degustação e de restaurantes, a página oferece ainda artigos de opinião e o podcast “Pode Conter Sulfitos”.

Algumas publicações da página, como guias de vinho e outros conteúdos exclusivos, serão agora de acesso restrito e reservadas a subscritores pagos.

 

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MO e Zippy promovem evento dedicado ao eco design e eco engenharia

Os dois projetos vencedores do Eco-Contest vão ter a oportunidade de desenvolver uma colaboração com a MO e a Zippy, que poderá assumir várias formas, como um estágio, um projeto de consultoria ou uma parceria freelance.

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A MO e a Zippy preparam um evento pioneiro focado no eco design e na eco engenharia, com o objetivo de capacitar os participantes para práticas sustentáveis ao longo de toda a cadeia de valor. Integrado no consórcio be@t – bioeconomia no setor têxtil, o evento vai ter lugar no Sonae Maia Business Center, na Maia, e contará com workshops e um concurso destinado a estudantes e profissionais interessados em moda sustentável.

Segundo a organização, durante a manhã de 7 de outubro, os workshops abordarão temas fundamentais como o eco design e eco engenharia de produto, sourcing, modelação, controlo de qualidade, sustentabilidade e gestão da cadeia de abastecimento. Especialistas da MO e da Zippy vão conduzir estas sessões, com o objetivo de proporcionar uma compreensão aprofundada das diferentes fases do desenvolvimento de produto, sempre com foco na aplicação de princípios sustentáveis, informa.

No mesmo dia, será lançado o concurso Eco-Contest, que desafia os participantes a apresentar propostas de inovações em produtos-chave das marcas, com base em três critérios principais: reciclabilidade e circularidade; propriedades físicas e funcionais relacionadas com a sustentabilidade; e viabilidade financeira. A fase inicial do concurso termina a 25 de outubro, com o anúncio dos dez projetos finalistas marcado para 1 de novembro e os vencedores serão revelados a 13 de dezembro.

Este evento conta com 50 vagas disponíveis, abertas ao público em geral, embora com um foco especial em estudantes universitários das áreas de Engenharia Têxtil, Design de Moda e disciplinas afins. O objetivo é inspirar e preparar a próxima geração de líderes da moda sustentável, oferecendo uma plataforma para que possam demonstrar o seu talento e compromisso com a inovação responsável.

Os dois projetos vencedores do Eco-Contest vão ter a oportunidade de desenvolver uma colaboração com a MO e a Zippy, que poderá assumir várias formas, como um estágio, um projeto de consultoria ou uma parceria freelance. Esta colaboração permitirá aos vencedores adquirir experiência prática no desenvolvimento de produtos sustentáveis, contando com o apoio das equipas das marcas.

 

 

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Queijos Santiago lança nova tábua com gama Alavão

A Tábua de Queijos Alavão vem reforçar a gama de tábuas da Queijos Santiago e já está disponível nos super e hipermercados em todo o país, juntamente com a Tábua Seleção, Tábua Sabores e Tábua Clássica.

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A Queijos Santiago acaba de alargar a sua gama de Tábuas, apresentando a quarta tábua, desta vez de Queijos Alavão.

Contando com as típicas três cunhas de pasta semi-firme, a tábua é composta pelo Queijo de Vaca Curado com Trufa Negra, Queijo de Vaca Curado Clássico e Queijo de Vaca Curado com Manjericão e Tomilho. Três queijos que respeitam a diversidade entre os seus sabores, aromas e texturas, de forma a proporcionar a melhor experiência gastronómica para o consumidor.

Sendo umas das preferidas entre os amantes de queijo, a gama Queijos Alavão destaca-se pela sua produção com leite de vaca pasteurizado 100% português. Refletindo a sua tradicionalidade portuguesa e identidade da marca, o visual inspirado nos típicos azulejos de Portugal e na madeira remontam às características das tábuas de queijo tão conhecidas pelos portugueses que decoram e preenchem as suas mesas, enaltece a marca em comunicado.

A produção de todas as tábuas é 100% sustentável, com embalagens 100% recicláveis e com menos de 75% de plástico.

Já conhecido em território nacional e internacional, o Queijo Alavão é uma gama que conta já com três sabores, o Original, Pimentão e – a mais recente novidade no mercado português – de Trufa Negra.

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Sabe bem neste Verão: a sugestão de Ângela Sarmento, diretora de marketing e comunicação dos Supermercados Apolónia

“Eu sou suspeita, pois sou apreciadora de vinhos espumantes, mas quer seja à refeição, ou num fim de tarde a apreciar o pôr-do-sol, qualquer altura é boa para um espumante Apolónia”.

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Ângela Sarmento, diretora de marketing e comunicação dos Supermercados Apolónia não tem dúvidas: “sabe bem neste Verão, e em qualquer outra estação, os espumantes Apolónia. Seja na versão branco ou rosé, qualquer uma das opções fica bem com as comidas mais apreciadas na estação”.

E sugere: o aroma a flores brancas, ligeiramente cítrico e salino do Espumante branco vai sempre acompanhar bem com ostras, marisco cozido, peixes de confeção simples, ou aves. Para quem aprecia uma salada com salmão fumado, ou crustáceos de preparação rica, o aroma a frutos vermelhos do Espumante Rosé Apolónia é o pairing ideal.

“Eu sou suspeita, pois sou apreciadora de vinhos espumantes, mas quer seja à refeição, ou num fim de tarde a apreciar o pôr-do-sol, qualquer altura é boa para um espumante Apolónia”, sublinha.

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Auchan de Setúbal reabre com conceito inovador e sustentável

A renovação da loja Auchan de Setúbal, com 9500 metros quadrados, durou 5 meses e visou tornar a experiência de compra dos clientes mais confortável.

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A Auchan Retail Portugal continua a apostar na renovação das suas lojas, com o objetivo de criar espaços modernos e mais adaptados ao mercado atual, às necessidades dos habitantes de cada região e à visão estratégica da empresa até 2032.

A renovação da loja Auchan de Setúbal, com 9500 metros quadrados, durou 5 meses e visou tornar a experiência de compra dos clientes mais confortável. Segundo a retalhista, as principais novidades são a criação de um espaço ‘desperdício zero’ dedicado aos artigos com aproximação do fim da data de validade, com vista à redução do desperdício alimentar, assim como um espaço Re-useque permite a venda de roupa em 2ª mão e a promoção da economia circular.

De forma a responder às tendências de consumo e a melhorar a experiência do cliente, a Auchan apostou na área de produtos frescos, nos produtos biológicos e a granel, nos sabores do mundo e nos artigos não alimentares. O espaço integra uma zona de restauração e cafetaria, com 100 lugares sentados, e com a oferta de diferentes opções de refeições, desde sushi e pizzas ao leitão, confecionadas diariamente na loja, e apresenta ainda um novo balcão de parafarmácia (SBE) e ótica com uma localização mais central dentro da loja, informa.

Com 370 colaboradores, a loja funciona todos os dias entre as 08h30 e as 22h00 e das 8h30 às 23h00 nas vésperas de feriado. Além disto, oferece 4 pisos de estacionamento subterrâneos no Alegro de Setúbal, um pick up DPD, que possibilita a recolha de compras efetuadas em qualquer site de venda online que sejam entregues pela DPD, e conta à semelhança das restantes lojas Auchan, com a parceria com a plataforma Too Good To Go.

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Desafios da alimentação animal vão ser debatidos pelos industriais do setor

O sobrecusto de 25 a 30% face aos preços de 2019, os custos da energia e a exigências ambientais europeias, como a lei da desflorestação, são questões que preocupam os industriais da alimentação animal.

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As XIII Jornadas e II Fórum de Alimentação Animal vão discutir, a 18 e 19 de setembro, em Santarém, o principal fator de produção da agropecuária do país. A alimentação animal representa até 70% do custo de produção da atividade pecuária que, por sua vez, representa 36% na economia agrícola nacional.

Um setor que “opera atualmente com um sobrecusto de 25 a 30% face aos preços praticados em 2019, antes da situação pandémica, da guerra na Ucrânia e da intensificação do conflito israelo-palestiniano”, sublinham os organizadores do evento.

A este desafio, acrescentam os custos de energia tendencialmente em alta, as exigências ambientais europeias, como o regulamento sobre a desflorestação (EUDR), e uma nova vaga de tensões no triângulo Europa, Estados Unidos e China, “com o consequente e previsível incremento de custos nas matérias-primas e ingredientes para a alimentação animal”.

Estas são as questões em destaque no primeiro dia das XIII Jornadas e II Fórum da Alimentação Animal, com organização da IACA (Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais) e do FeedInov CoLAB (Laboratório Colaborativo para a investigação e inovação em alimentação animal). O evento conta com a presença do Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.

Continuidade da isenção de IVA

O contexto justifica o pedido ao Governo para que mantenha no Orçamento do Estado para 2025, a isenção do IVA nas transações deste setor, que termina em 31 de dezembro de 2024, “aliviando a tesouraria de industriais e explorações agropecuárias”.

Embora o setor note como positiva a desaceleração dos últimos meses nos preços das matérias-primas mais relevantes para a atividade, como os cereais, a instabilidade geopolítica internacional, tal como os regulamentos ambientais da União Europeia, designadamente, o Regulamento Europeu sobre Desflorestação – “que limitará a quantidade de soja disponível no mercado em total cumprimento com a legislação” -, fazem prever aumentos nos custos de produção de 25 a 30 milhões de euros por ano nos alimentos para aves, suínos e bovinos em Portugal, “situação que importa ter em conta, pois são estes os animais produtores das principais fontes de proteína da alimentação humana no nosso país”, alertam os organizadores.

A importação de cereais motiva um segundo pedido por parte da indústria nacional: a definição de uma política de stocks estratégicos, “sabendo que, para tal, é imprescindível solucionar o problema da armazenagem, pública e privada, nomeadamente, no que respeita à situação da SILOPOR, que está em liquidação há 24 anos”, afirma Jaime Piçarra, Secretário-geral da IACA. “Tudo isto põe em causa a segurança do abastecimento”, acrescenta.

O primeiro dia será ainda marcado pela discussão da evolução da nutrição da alimentação animal ao longo dos últimos 30 anos. O segundo dia do encontro é dedicado à apresentação das mais recentes conquistas em termos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação na área, nomeadamente no que respeita à promoção da saúde e bem-estar animal e da sustentabilidade ambiental do setor, sem comprometer a produção de alimentos. Este evento marca uma das principais apostas da IACA e do FeedInov para responder aos desafios do futuro, constituindo-se como o ponto de encontro entre o universo empresarial, a investigação e a academia.

A IACA integra 55 associados, empresas de alimentos compostos para animais, pré-misturas e aditivos, representando 80% da produção nacional de alimentos compostos para animais e a totalidade das pré-misturas de produção nacional.

O FeedInov é uma associação sem fins lucrativos, sediada na Estação Zootécnica Nacional, Santarém, e detentora do Laboratório Colaborativo com o mesmo nome. O FeedInov CoLAB tem como missão responder aos problemas do setor pecuário no geral, da alimentação animal em particular, e integra 18 instituições parceiras, das quais uma associação empresarial, seis entidades do sistema científico nacional e onze empresa.

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