Mercado português de ar condicionado cresceu 8,1%
O mercado ibérico de equipamentos de ar condicionado cresceu 9,8% em 2021, valendo no final do ano 1 350 milhões de euros. De acordo com a análise que a Informa D&B […]

Ana Rita Almeida
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
O mercado ibérico de equipamentos de ar condicionado cresceu 9,8% em 2021, valendo no final do ano 1 350 milhões de euros.
De acordo com a análise que a Informa D&B realizou a este setor, o mercado português cresceu 8,1%, valendo agora 200 milhões de euros. Já as vendas em Espanha cresceram 10%, correspondendo a 1 150 milhões de euros, 85% do total. O .
Em Espanha, as importações de equipamentos de ar condicionado aumentaram 8,1% em 2021, sendo a maioria proveniente da China (66%) e da Itália (10%). Em Portugal, as compras no estrangeiro cresceram 21,8%, com Espanha (27%), China (25%) e Tailândia (11%) como os principais mercados de origem, acrescenta o comunicado.
“A recuperação do último ano segue-se a uma queda também de quase 10% verificada em 2020. Para o ano de 2022 é esperado um acréscimo no valor deste mercado, ultrapassando já os montantes que se registavam antes da pandemia” aponta.
A Informa D&BO deixa o alerto: o setor terá, no entanto, de enfrentar um cenário com algumas dificuldades, tais como o aumento dos custos operacionais, os desajustes das cadeias de abastecimento, a escassez de microchips, a perda do poder de compra das famílias devido à inflação elevada e o agravamento da economia em resultado da guerra na Ucrânia.
O mercado ibérico tem registado um crescimento significativo neste setor, cujo valor cresceu mais de 50% na última década.