Distribuição Homepage Newsletter

“Limpeza do fundo do Mar” do Pingo Doce envolve milhares de pessoas em praias portuguesas

Por a 18 de Agosto de 2022 as 11:04
“Limpeza do fundo do Mar” do Pingo Doce envolve milhares de pessoas em praias portuguesas

O Pingo Doce, através do seu programa Amar o Mar, e em parceria com a Sailors for the Sea Portugal, levou a cabo, no decorrer das últimas semanas, uma ação pioneira em Portugal: “Limpeza do fundo do Mar”.

Do Norte ao Algarve, esta iniciativa envolveu dez praias nacionais, promovendo limpezas do fundo do mar com mergulhadores certificados e limpezas costeiras, que permitiram recolher mais de 210 quilos de lixo. Foram, ainda, dinamizadas diversas atividades educativas e de sensibilização nos areais, que envolveram mais de 2600 pessoas.

A iniciativa, que teve lugar entre 20 de julho e 7 de agosto, resultou na recolha de cerca de 160 quilos de resíduos dos areais e 50 quilos de resíduos subaquáticos através de um grupo de mergulhadores certificados, tendo totalizado 50 horas de mergulho. O interesse pelo tema da conservação do Oceano e a vontade de aprender e participar ativamente no combate à poluição por plástico dos ecossistemas marinhos foram notórios, em particular nos mais novos, que tiveram a oportunidade de participar em várias dinâmicas educativas.

O Pingo Doce faz um balanço muito positivo da iniciativa, considerando a grande recetividade e adesão, bem como o seu impacto junto das comunidades, que o leva a considerá-la uma aposta de futuro. Nesse sentido, o Pingo Doce, em parceria com a PADI Dive Against Debris, irá promover a formação, até final do ano, de 100 mergulhadores certificados para dar continuidade à missão de limpeza do fundo do mar. A conservação do Oceano e das espécies marinhas é um dos grandes focos do Programa Amar o Mar, parte integrante da estratégia de sustentabilidade da marca.

“Limpeza do fundo do Mar”, recorde-se, teve início na praia de Leça da Palmeira, tendo depois rumado a sul, com paragens na praia da Claridade (Figueira da Foz), praia da Nazaré, praia da Torre (Oeiras) e praia de São Torpes (Sines). O Algarve recebeu as últimas etapas desta iniciativa na Meia Praia (Lagos), na praia da Rocha (Portimão), nas praias do Peneco e da Falésia (Albufeira) e praia de Monte Gordo. O lixo e os resíduos recolhidos, após terem sido contabilizados, serão agora classificados e os seus dados introduzidos na plataforma internacional Clean Swell da Ocean Conservancy e na plataforma do Project Aware, de forma a contribuir para a construção de dados científicos nacionais na área dos resíduos dispersos no meio ambiente.

Para o sucesso desta ação e da missão “Amar o Mar” foram determinantes os contributos da Sailors for the Sea Portugal, PADI, Autoridade Marítima Nacional, Municípios e Capitanias, bem como o de todos os veraneantes, aos quais o Pingo Doce endereça o seu agradecimento.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *