Homepage Logística Newsletter

CTT e Quercus voltam a ser parceiros na campanha de reflorestação “Uma Árvore pela Floresta”

Por a 7 de Agosto de 2022 as 19:49
A replantar a floresta portuguesa. Uma árvore de cada vez

A campanha de reflorestação “Uma Árvore pela Floresta” está de regresso, pelo nono ano consecutivo.
Os CTT e a Quercus voltam a ser parceiros nesta iniciativa cujo objetivo passa por permitir que toda a população tenha a possibilidade de participar ativamente na plantação de espécies autóctones em Áreas Protegidas e Zonas Classificadas do nosso País, em particular nas áreas mais afetadas pelos incêndios.

Na edição de 2022-2023 está à venda um novo kit, o Loureiro | Laurus nobilis, uma árvore de copa densa e folha perene, que pode atingir os 20 metros de altura e uma longevidade de 100 anos. No nosso País, a sua distribuição dá-se, principalmente, nas regiões atlânticas, do Minho à Costa Vicentina.

“É com orgulho que os CTT voltam a ser parceiros da Quercus nesta iniciativa de excelência e de enorme importância para o País. Numa altura em que, infelizmente, voltamos a assistir ao drama dos incêndios – e consequentemente a um debate cada vez mais acesso no que toca às alterações climáticas –, o projeto ‘Uma Árvore pela Floresta’ assume especial relevância: ajuda à consciencialização e contribui ativamente para um futuro melhor. É com muita satisfação que temos constatado a forte adesão dos portugueses a esta iniciativa e, este ano, voltamos a apelar à participação de todos. As escolhas de hoje são o futuro do amanhã e está ao alcance de cada um de nós fazer a diferença” sublinha João Bento, CEO dos CTT.

Para Alexandra Azevedo, presidente da Quercus, “no contexto da nova Estratégia Europeia para a Biodiversidade, com o lema muito oportuno “Trazer a natureza de volta à nossa vida”, e em plena Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas 2021–2030 impõe-se, acima de tudo, inverter o ciclo de perturbação e destruição da Natureza e refletir sobre a implementação de soluções que recriem o nosso bosque natural. O trabalho em rede para uma regeneração efetiva da nossa Floresta é fundamental pelo que, neste sentido, o projeto “Uma Árvore pela Floresta” é também um convite à ação.

O kit pode ser adquirido por 4€, durante todo o ano nas Lojas CTT do País e online, em ctt.pt, com portes grátis para todo o território nacional.

O músico Paulo Furtado, conhecido por The Legendary Tigerman, a apresentadora de televisão Joana Teles e a atriz e ativista Sandra Cóias são os três embaixadores da edição deste ano, sendo os rostos da campanha “Uma Árvore pela Floresta”.

O QR Code do novo kit “Uma Árvore pela Floresta” apresenta um código, com uma mensagem sonora com notícias e instruções para o registo do kit no site www.umaarvorepelafloresta.quercus.pt. O registo permite que os participantes recebam informação sobre as plantações, as espécies autóctones utilizadas, a zona do país onde a árvore vai ser plantada e ainda um convite para integrarem as plantações.

Os kits vendidos são convertidos em árvores e arbustos de espécies autóctones, como por exemplo o freixo, o sobreiro, a azinheira, o medronheiro, o pinheiro-bravo, a cerejeira-brava ou o castanheiro, de entre as espécies a plantar até à primavera do próximo ano. As plantações serão abertas à participação ativa de todos os voluntários/as que se registarem no site da campanha ou através do email [email protected].

Desde que arrancou a iniciativa, já foram plantadas cerca de 110 mil árvores, através da participação ativa de centenas de pessoas. E foi precisamente isso que aconteceu na última ação de reflorestação antes do arranque desta nova edição, que decorreu em fevereiro na Mata Nacional da Machada, no Barreiro, na qual foram plantadas 7.000 árvores.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *