Homepage Newsletter Ponto de Venda

Bright Pixel Capital investe em startup de gestão de alimentos frescos que prepara entrada na Europa

Por a 4 de Agosto de 2022 as 15:45

Bright Pixel CapitalA Bright Pixel Capital, braço de investimento tecnológico do grupo Sonae, participou na ronda de financiamento série B de 115 milhões de dólares da Afresh, startup norte-americana, fundada em 2017, que desenvolveu um software, baseado em inteligência artificial, para fazer a gestão dos alimentos frescos nos supermercados e contribuir para a diminuição do desperdício de frutas e legumes.

Liderada pela Spark Capital, a ronda de investimento contou com a participação da Insight Partners e VMG Partners e dos repetentes Maersk Growth, High Sage e Innovation Endeavors.

O software, denominado Fresh, facilita a previsão de inventário, novas encomendas e operações de loja para frutos e legumes, mas, através do novo investimento, a startup irá expandir a novas categorias de alimentos frescos, como talho, peixaria e padaria. O capital será também utilizado para aumentar a equipa e para a expansão internacional, concretamente a entrada no continente europeu.

De acordo com dados fornecidos pela startup, as lojas que utilizam este sistema reduzem o desperdício alimentar, em média, em 25% e registam um aumento de receitas entre 2 e 4%. A Afresh estabeleceu como objetivo implementar o software em 10% dos supermercados norte-americanos. Certo, para já, é que irá implementar a  solução em 2.300 lojas da cadeia Albertsons até ao final de 2022.

“A gestão de alimentos frescos é uma área crítica no setor do retalho alimentar, com ampla margem de melhoria. Além disso, o desperdício alimentar continua a apresentar números exorbitantes a nível mundial, havendo consciencialização generalizada para a necessidade de mudança”, afirma Miguel Bagulho, diretor de Investimento da Bright Pixel Capital, citado em comunicado de imprensa. “Temos vindo a acompanhar esta área, e a Afresh em particular há alguns anos, e identificamos o seu produto diferenciado e uma grande equipa como ótimos ingredientes para o sucesso”.

Estudos mostram que cerca de 40% de todos os alimentos nos EUA são deitados ao lixo. A Afresh pretende ajudar os retalhistas a evitar o desperdício de 15 milhões de quilos de comida até ao final de 2022.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *