Bright Pixel Capital investe em startup de gestão de alimentos frescos que prepara entrada na Europa
Startup norte-americana desenvolveu um software, baseado em inteligência artificial, que faz a gestão dos alimentos frescos nos supermercados e contribui para a diminuição do desperdício de frutas e legumes

Rita Gonçalves
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
Encontro da FENAZEITES vai debater os problemas urgentes do setor olivícola
Luís Matos Martins é o novo diretor-geral da Pisabell
A Bright Pixel Capital, braço de investimento tecnológico do grupo Sonae, participou na ronda de financiamento série B de 115 milhões de dólares da Afresh, startup norte-americana, fundada em 2017, que desenvolveu um software, baseado em inteligência artificial, para fazer a gestão dos alimentos frescos nos supermercados e contribuir para a diminuição do desperdício de frutas e legumes.
Liderada pela Spark Capital, a ronda de investimento contou com a participação da Insight Partners e VMG Partners e dos repetentes Maersk Growth, High Sage e Innovation Endeavors.
O software, denominado Fresh, facilita a previsão de inventário, novas encomendas e operações de loja para frutos e legumes, mas, através do novo investimento, a startup irá expandir a novas categorias de alimentos frescos, como talho, peixaria e padaria. O capital será também utilizado para aumentar a equipa e para a expansão internacional, concretamente a entrada no continente europeu.
De acordo com dados fornecidos pela startup, as lojas que utilizam este sistema reduzem o desperdício alimentar, em média, em 25% e registam um aumento de receitas entre 2 e 4%. A Afresh estabeleceu como objetivo implementar o software em 10% dos supermercados norte-americanos. Certo, para já, é que irá implementar a solução em 2.300 lojas da cadeia Albertsons até ao final de 2022.
“A gestão de alimentos frescos é uma área crítica no setor do retalho alimentar, com ampla margem de melhoria. Além disso, o desperdício alimentar continua a apresentar números exorbitantes a nível mundial, havendo consciencialização generalizada para a necessidade de mudança”, afirma Miguel Bagulho, diretor de Investimento da Bright Pixel Capital, citado em comunicado de imprensa. “Temos vindo a acompanhar esta área, e a Afresh em particular há alguns anos, e identificamos o seu produto diferenciado e uma grande equipa como ótimos ingredientes para o sucesso”.
Estudos mostram que cerca de 40% de todos os alimentos nos EUA são deitados ao lixo. A Afresh pretende ajudar os retalhistas a evitar o desperdício de 15 milhões de quilos de comida até ao final de 2022.