Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Produção

ANCEVE pede ao Governo plano extraordinário de apoio à fileira do vinho

Por a 3 de Agosto de 2022 as 16:57

vinhoA ANCEVE veio a terreno pedir ao Governo um plano extraordinário de apoio à fileira do vinho. Em comunicado, a Associação Nacional dos Comerciantes e Exportadores de Vinhos e Bebidas Espirituosas alerta que, no período em que se inicia uma nova vindima, “o aumento continuado dos preços das matérias-primas, dos materiais de engarrafamento, dos transportes e dos custos em geral, está a levar inúmeros pequenos e médios produtores, que constituem o grosso do tecido empresarial da fileira vitivinícola, à beira da falência”.

Entre as medidas que propõe destacam-se o apoio à tesouraria das empresas, sem juros, “para que as adegas cooperativas e os compradores de uva possam pagar aos vitivinicultores as uvas logo após a vindima”, a redução do imposto sobre o gasóleo agrícola e apoio “ao investimento em barricas/tonéis de madeira para estágio de vinho” (em 2021, existiu um apoio para inox).

A associação pede também ajuda para a stockagem de garrafas, que escasseiam no mercado e sofrem de um “aumento continuado dos preços” e a criação de uma linha de promoção para pequenas e médias empresas.

“A fileira vê com tristeza que o Ministério da Agricultura, que deveria facilitar e apoiar o desenvolvimento do setor, é hoje uma estrutura fragilizada – que perdeu para outros ministérios pilares históricos, tradicionais e fundamentais da sua atuação -, excessivamente burocratizada, despojada de estratégia e sem rumo. E que deveria ter força para impedir as cativações financeiras que vêm retirando muitos milhões de euros dos cofres do IVV [Instituto da Vinha e do Vinho] e do IVDP [Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto], dinheiro do setor que deveria ser investido na promoção internacional dos vinhos de Portugal”, termina a associação.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *