Homepage Newsletter Produção

Produção industrial cresce 1,7% no segundo trimestre

Por a 2 de Agosto de 2022 as 8:40

fabrica-coruche-portugal-300x225

O índice de preços na produção industrial passou de uma queda homóloga de 2,1% no primeiro trimestre, para um crescimento de 1,7% no segundo trimestre, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Este indicador registou um aumento homólogo de 3,7% em junho, quando, em maio, a subida foi de 3%, adianta o INE, lembrando que o crescimento homólogo da produção industrial no mês de junho foi superior em 0,7 pontos percentuais (p.p.) ao registado no mês anterior.

Excluindo o agrupamento de energia, o único a registar quebra, o índice agregado apresentou um aumento de 7%, contra uma subida de 4,7% no mês de maio deste ano. O agrupamento de bens de investimento e o de bens intermédios contribuíram com 2,2 p.p. e 2,1 p.p., respetivamente, em resultado dos aumentos homólogos de 16,1% e de 6,0% (4,4% e 3,1% em maio), pela mesma ordem.  O agrupamento de bens de consumo, por sua vez, passou de um crescimento de 6,5% em maio para um aumento de 4,3% no mês em análise, contribuindo, apesar disso, com 1,4 p.p. para a subida do índice total.

Em termos mensais, o índice de produção industrial caiu 1,5% em junho, valor que compara com a diminuição de 0,5% registada no mês de maio.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *