Homepage Newsletter Ponto de Venda

Vista Alegre com resultado negativo de 77 mil euros até junho

Por a 29 de Julho de 2022 as 11:30

Vista AlegreO volume de negócios da Vista Alegre atingiu os 67,8 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, o que representa um aumento de 36,8% em termos homólogos, com os mercados externos a representarem 77,4% das vendas. Apesar do aumento no volume de negócios, a empresa apresentou resultados líquidos negativos de 77 mil de euros. O EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização), no entanto, subiu 38,5% para 11,2 milhões de euros.

“O primeiro semestre de 2022 ficou marcado pela escalada da subida de preços da energia – principalmente do custo do gás natural – combustíveis e matérias-primas, devido ao conflito geopolítico, com invasão da Ucrânia pelas forças militares da Federação Russa em fevereiro”, justifica a empresa da indústria de cerâmica e vidro, em nota de imprensa. Para minimizar este impacto, a empresa tem vindo a apostar numa “gestão mais eficiente dos consumos e dos meios de produção”, mas “espera” um reforço das medidas governamentais de apoio ao setor da indústria de cerâmica e vidro, “um dos maiores consumidores de gás natural”.

Por segmentos, as receitas nos segmentos da faiança e grés cresceram, respetivamente, 31% e 45%, em relação ao período homólogo, e as de porcelana subiram 25% para 21,6 milhões de euros.

Quanto à dívida líquida consolidada, essa, diminuiu 4,3 milhões de euros no primeiro semestre em termos homólogos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *