Destaque Homepage Economia FMCG Homepage Newsletter

Fast food com recuperação mais rápida que os outros restaurantes

Por a 29 de Julho de 2022 as 14:02
FAST FOOD COM RECUPERAÇÃO MAIS RÁPIDA QUE OS OUTROS RESTAURANTES

A faturação do setor da restauração em Portugal registou uma significativa recuperação em 2021, tendo crescido 14,2%, face a 2020, para os 3,5 mil milhões de euros. Apesar desta recuperação, e  de acordo com a análise setorial da Informa D&B, o setor mantém valores 25% abaixo do que registou em 2019.

O segmento de comida rápida foi o mais dinâmico, devido à sua competitividade de preços e às mudanças nos hábitos de consumo da população. Neste segmento, o volume de negócios cresceu 19% em 2021, para os 1,1 mil milhões de euros, o equivalente a 31% do total do setor.

Segundo a Informa D&B, o volume de negócios dos restaurantes vai manter a tendência de crescimento durante este ano, com os principais grupos de restauração no segmento de comida rápida a continuar a ganhar peso face aos restaurantes independentes de comida tradicional. É também de assinalar a crescente digitalização de processos e o prolongamento da tendência dos serviços de entrega ao domicílio e de recolha no restaurante, em consequência das mudanças nos hábitos dos consumidores.

“Em 2020, havia 32 861 empresas gestoras de estabelecimentos de restauração a operar no mercado português mais 570 mais do que em 2019, o que corresponde a um aumento de 1,8%, consolidando a tendência de crescimento observada nos anos anteriores. As cinco empresas principais por volume de negócios detinham uma quota de mercado conjunta que rondava os 14%, enquanto a quota das dez principais se situava nos 17%” pode ainda ler-se no comunicado enviado.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *