Destaque Destaque Homepage FMCG Newsletter

Portuguesa vence concurso internacional de rótulos da Niepoort

Por a 26 de Julho de 2022 as 18:30
O primeiro prémio do concurso internacional Nat’Cool Creative Contest, lançado pela Niepoort pelo terceiro ano consecutivo, foi atribuído à portuguesa Sara Alves.

O primeiro prémio do concurso internacional de rótulos da Niepoort deste ano veio para Portugal num total de 50 candidaturas, de países tão variados como Lituânia, Canadá ou Itália.

Foram atribuídos três prémios, o primeiro lugar à proposta de Sara Alves (Portugal), o segundo lugar a Ricardo Jorge (Portugal) e o terceiro lugar para Hermandrowning (Lituânia). As duas menções honrosas ficaram com Martin Hechanova, do Canadá e com Mattia Ronconi, de Itália.

Esta iniciativa, que vai na sua 3ª edição, uma extensão da aliança entre o mundo do vinho e da arte que a Casa Niepoort perpetua há já várias gerações, propõe encontrar propostas que representem o espírito “cool e funky” dos vinhos Nat’Cool, caracterizados pela diminuta intervenção durante a produção, com um perfil leve e descomplicado, pouco grau alcoólico, e que ligam vários terroirs em Portugal e no mundo.

“É um orgulho ver que o movimento Nat’Cool é tão acarinhado e bem recebido, algo bem visível na quantidade e qualidade das propostas que nos chegaram. Recebemos muitas candidaturas, de vários pontos do mundo, que conseguiram captar a essência do projeto e transpô-la para os rótulos. Afinal, é este o objetivo Nat’Cool: unir e criar ligações entre pessoas, além de terroirs”, afirma Daniel Niepoort em comunicado.

Sara Alves, estudante de pintura na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, não escondeu a felicidade por esta distinção: “é maravilhoso ver o meu trabalho artístico valorizado e ter recebido a notícia de ter ficado em primeiro lugar no Nat’Cool Creative Contest. Na minha proposta para o Nat’Cool  Creative Contest, dei uso a um tipo especial de figuras que tenho vindo a desenvolver nos últimos anos da minha carreira artística (e que fico muito grata por terem sido tão apreciadas). Tendo em conta a enorme liberdade temática do concurso, deixei a imaginação correr e criar um cenário que eu própria gostasse de experienciar. Daí surgiu um momento entre dois companheiros, sentados a partilhar uma garrafa de Nat’Cool, a olhar o céu e a sonhar juntos – a felicidade está nos pequenos momentos, é, de facto, verdade. Mal posso esperar por encontrar os rótulos com a minha ilustração por aí.” Sara Alves reforça que “este concurso é uma excelente oportunidade para artistas portugueses e de todas as partes do mundo, sem qualquer tipo de limitações, poderem dar a conhecer o seu trabalho”.

O primeiro prémio do concurso internacional Nat’Cool Creative Contest, lançado pela Niepoort pelo terceiro ano consecutivo, no passado mês de junho, foi atribuído à portuguesa Sara Alves.

O júri do Nat’Cool Creative Contest 2022 é composto por Joana Emídio, designer da Niepoort, Daniel Niepoort, sexta geração da Casa Niepoort, e Dirk Niepoort, quinta geração da família Niepoort. O Júri convidado integra José Vieira da Viarco; Inês Melo, designer convidada pela Lexus/ESAD; Cláudia Guerreiro, artista plástica e ilustradora, música da banda Linda Martini; Marta Madureira, ilustradora e coordenadora do curso de ilustração no IPCA; e Paulo Vinhas, curador e fundador da loja de música Matéria Prima.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *