Destaque Homepage Homepage Newsletter Produção Vinhos

Prodouro propõe Contrato de Vindima para combater a falta de mão de obra

Por a 25 de Julho de 2022 as 11:06
Imagem de Mario Zogheb por Pixabay Douro

Recrutar mão de obra na maior região vinhateira de montanha do mundo é difícil mas o Contrato de Vindima proposto pela Prodouro pode ajudar a resolver este problema do Douro.

“Tem de ser mais fácil vir à vindima ao Douro”. É o apelo lançado pelo presidente da associação de viticultores Prodouro, Rui Soares, que lembra o grave problema da falta de mão de obra na região e tem olhos postos na próxima colheita: “O ano extremamente quente e seco reduziu o vigor das videiras, a pressão de doenças e de ervas e trouxe uma falsa disponibilidade de mão-de-obra. Não vai ser assim na vindima. O grande problema da região vai despertar com toda a violência quando chegarmos a setembro”.

“A vindima é um trabalho de campanha. Para estas situações de acréscimo pontual de trabalho, temos o contrato de muito curta duração, mas não nos serve. Não facilita a contratualização de pessoas beneficiárias do Rendimento Social de Inserção e do fundo de desemprego”, acrescenta Rui Soares em comunicado.

As pessoas inscritas nestes apoios podem voltar a beneficiar dos mesmos quando termina o contrato de muito curta duração, explica o presidente da Prodouro, mas, na prática, muito poucos aderem com receio de perder o subsídio.

Em resposta, a associação de viticultores defende um contrato de vindima que permite aos trabalhadores acumular o rendimento social e o rendimento auferido pelo trabalho na vindima. Limitada a um período de 35 dias, esta deve ser uma contratação direta viticultor-vindimador, verbal, apenas possível no período de 20 de Agosto a 15 de Outubro, ficando o contrato celebrado com a inscrição do trabalhador na Segurança Social, sugere a associação de viticultores. Os encargos com a segurança social, em valor a definir, seriam imputados na totalidade ao empregador e o salário auferido estaria isento de IRS, de modo a tornar o salário mais atrativo, também para estudantes.

“Vem aí mais uma vindima em que reivindicamos uma forma de contratação que nos ajude a vencê-la, enquanto também contraria o flagelo do trabalho não declarado. Esperamos que o Contrato de Vindima possa ser uma realidade”, sublinha ainda Rui Soares.

Criada em 2015, a Prodouro tem 96 associados, entre viticultores independentes, produtores-engarrafadores e adegas cooperativas, abrangendo 5075 hectares de vinha.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *