Data Center Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter

Portugueses preocupados com o meio ambiente querem melhorar hábitos sustentáveis no lar

Por a 25 de Julho de 2022 as 20:30
beko

A Beko, empresa líder em eletrodomésticos e soluções inteligentes para o lar, revela as principais conclusões do estudo “Hábitos sustentáveis na cozinha em Portugal” no qual sublinha, entre outros aspetos, a preocupação dos portugueses com o meio ambiente e os gestos sustentáveis que colocam em prática no seu dia a dia e na cozinha para alcançar uma vida mais sustentável.

Segundo este estudo, quando questionados sobre quais os principais problemas ambientais, 47% dos portugueses apontam a contaminação em geral como a principal causa, seguida pelo uso de combustíveis fósseis (10%) e aquecimento global (6%). Assim, para 90% dos inquiridos é urgente conservar o meio ambiente.

A análise dos dados do estudo realizado revela também que os portugueses mudaram seus hábitos para levar um estilo de vida mais sustentável. Nesse sentido, os cidadãos já adotaram práticas domésticas como a reciclagem, a redução do desperdício de alimentos ou o consumo de energia.

Mais de 80% dos entrevistados afirmaram separar resíduos (papel e cartão, cristal e vidro, e embalagens e plásticos), caindo apenas esta percentagem para 62% quando se trata da separação de resíduos orgânicos.

Além das práticas mencionadas, o estudo identifica que quase metade dos entrevistados vê a economia de energia (eletricidade, aquecimento ou gás) como uma ação espontânea habitual para cuidar do meio ambiente. A poupança de água lidera as práticas de sustentabilidade com 42% dos inquiridos a afirmar esse hábito, seguida da energia (23%).

Outra das temáticas abordados é a relação dos portugueses com os eletrodomésticos, e neste campo, os entrevistados elegem o frigorífico e a máquina de lavar como os equipamentos mais importantes, com 67% e 20% das respostas respetivamente. Mas, também, os eletrodomésticos em que estariam dispostos a gastar mais dinheiro, desta vez, com 46% e 20% das respostas respetivamente.

Por outro lado, o forno e o frigorífico, são os eletrodomésticos com os quais os portugueses mais se preocupam no que se refere ao consumo energético, com 34% e 24% das respostas respetivamente. Ao mesmo tempo que são, também, percepcionados como os eletrodomésticos que “mais gastam”, com 32% e 25% das respostas respetivamente.

Com a subida de preços da energia, mais de metade dos inquiridos (55%) alterou os seus hábitos de utilização dos eletrodomésticos. Menos uso de alguns eletrodomésticos (31%), seleção de eletrodomésticos A++ (21%), correta utilização dos eletrodomésticos (17%) e poupança de energia e recursos (17%) foram as principais práticas adotadas.

Finalmente, e no que à cozinha diz respeito, 41% dos entrevistados afirmam que a sua forma preferida de cozinhar são os grelhados, seguidos dos cozinhados no forno (25%) e dos cozinhados a vapor (19%). Por exemplo, para os portugueses, os fornos a vapor permitem cozinhar de forma mais saudável (47%), mais sustentável (31%) e com melhores resultados nas receitas (13%). Já a compra de produtos frescos é também uma prioridade, com 56% dos inquiridos a afirmarem comprar frutas e legumes uma vez por semana.

“A situação ambiental do nosso planeta é a cada dia mais preocupante, mas um mundo mais sustentável é possível se todos os dias agirmos com as medidas necessárias”, afirma Manuel Royo, Diretor de Marketing da Beko Ibéria, em comunicado. “A missão da nossa marca é capacitar as novas gerações para que possam viver de forma mais saudável” acrescenta.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *