Destaque Homepage Newsletter Ponto de Venda

Consumo na Europa continua em baixa

Por a 18 de Julho de 2022 as 11:32

consumoDados da GFK Portugal mostram que, no último mês, o consumo na Europa se manteve em terreno negativo, tendo caído para -13,2 pontos em junho de 2022, face a -7,5 em maio.

O mesmo aconteceu com as expectativas económicas, que caíram 4 pontos em relação a maio, mantendo-se negativas, com a Alemanha a apresentar o indicador menos negativo de entre os países analisados. Portugal mantém uma perspetiva muito negativa (-40 pontos), tendo caído 5 pontos face a maio.

O indicador das expectativas salariais também se encontra negativo tendo caído 7 pontos em junho, comparativamente a maio, atingindo o valor de -38 pontos. A Eslováquia e a Lituânia são os países com os indicadores menos negativos (-6 e -8 pontos, respetivamente). Portugal mantém uma perspetiva negativa (-29 pontos), tendo caído 6 pontos face ao mês anterior.

Indicadores que têm uma relação direta com um outro: o da propensão para comprar. Este caiu 5 pontos em relação a maio, mantendo-se negativo. A Hungria é o único país que apresenta maiores níveis de confiança, com um indicador de 19 pontos. Em Portugal, a predisposição para comprar caiu 3 pontos, mantendo uma perspetiva negativa (-30 pontos).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *