Distribuição Homepage Newsletter

Sonae poupou 14,5 milhões de euros com medidas de ecoeficiência

Por a 6 de Julho de 2022 as 12:20

sonaeNo ano passado as medidas levadas a cabo pela Sonae em questões da gestão sustentável permitiram-lhe poupar, em custos operacionais, 14,5 milhões de euros.

Como explica a empresa, só o programa de eficiência energética Bright permitiu identificar mais de 700 oportunidades de melhoria desde 2012, que geram uma poupança potencial de mais de 7 milhões de euros ao ano. Feitas as contas a Sonae evitou 12,3 milhões de euros em custos com energia e o consumo de eletricidade baixou 2% desde 2020.

Adicionalmente a empresa reduziu as suas emissões de CO2 em 84% desde 2005 e o consumo de eletricidade em 66% desde 2002. A percentagem de reciclagem de resíduos cresceu 239% desde 2002 e, no que toca ao consumo de água, este diminuiu 41% desde 2003. A percentagem de água reciclada e reutilizada situa-se nos 6%.

A certificação de sustentabilidade ambiental de edifícios BREEAM, atribuída a cerca de 58% dos ativos sob gestão da Sierra é prova dos esforços da empresa nesta matéria, sendo que38% estão certificados com a norma de gestão ambiental ISO 14001 e com a norma de Gestão da Segurança e Saúde ISO 45001.

A empresa foi também a primeira do setor imobiliário em Portugal a refinanciar parte da sua dívida através da emissão de obrigações ligadas a sustentabilidade (Sustainability-Linked Bonds), nomeadamente às emissões de CO2 e às taxas de reciclagem dos Centros Comerciais por si geridos e detidos.

A par disso a Sona deu, ao longo do ano, mais de 14 mil horas de formação aos seus colaboradores e registou um aumento de 2,6% no número de mulheres que ocupam cargos de liderança.

“O novo ciclo iniciado pela Sierra em 2021 reforça a estratégia de sustentabilidade da empresa, que sempre representou um elemento de diferenciação no mercado. Temos apresentado resultados muito positivos graças a uma gestão racional dos recursos naturais e da melhoria das condições de segurança e saúde, mantendo sempre a ambição de melhoria. Queremos alcançar a neutralidade carbónica em 2040, o que significa antecipar em 10 anos a meta da Comissão Europeia”, afirma Elsa Monteiro, diretora de Sustentabilidade da Sonae Sierra

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *