Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

Retalho europeu volta a subir vendas com Portugal no Top 3

Por a 6 de Julho de 2022 as 14:38

As vendas no retalho europeu regressaram a números positivos no mês de maio, depois de terem caído em abril 1,4% na zona euro e 1,3% na União Europeia (UE). De acordo com a informação veiculada pelo Eurostat, a vendas no retalho europeu registaram uma evolução de 0,2% na zona euro, mantendo-se inalterado na UE face ao mês anterior.

Já numa comparação anual – maio 2022 vs maio 2021 – o Eurostat também revela uma subida, neste caso de 0,2% para a zona euro e de 0,8% para a UE.

Portugal no Top 3 das subidas mensais
Analisando as vendas no retalho europeu no mês de maio de 2022, comparadas com o mês de abril anterior, o Eurostat indica, para a zona euro, uma subida de 1,2% para os produtos não alimentares, enquanto os produtos alimentares sofreram uma quebra de 0,3%.

Já no espaço dos 27, as vendas aumentarem 1% nos produtos não alimentares, tendo caído 0,6% nos congéneres alimentares.

Entre os Estados-Membros com maiores evoluções nas vendas, aparecem Chipre (+9%), Croácia (+1,7%) e Portugal (+1,5%). Do lado das perdas, destaque para a Irlanda (-6,5%), Finlândia (-2,8%) e Áustria (-2,2%).

Quebras anuais no alimentar
Já na comparação anual – maio 2022 vs maio 2021 -, o Eurostat indica uma subida nas vendas dos produtos não alimentares em 2%, enquanto os produtos alimentares e bebidas decresceram 3,6%.

Na UE a realidade não foi muito diferente, verificando-se uma subida de 2% nos produtos não alimentares e uma quebra de 2,6% nos produtos alimentares e bebidas.

Nesta comparação anual das vendas no retalho europeu, salientam-se as subidas a duplo dígito na Eslovénia (+25%), Polónia (+11,2%) e Hungria (+11,1%), enquanto no campo oposto, Áustria (-6,4%), Dinamarca (-5,6%) e Luxemburgo e Finlândia (ambos com -5,2%) foram os Estados-Membros a registarem descidas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *