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Venda de snacks e bebidas aumenta 8%

Por a 5 de Julho de 2022 as 19:17

snacksDados da Kantar indicam que os gastos globais fora de casa (OOH) em snacks e bebidas não alcoólicas está agora muito próximo dos níveis do primeiro trimestre de 2020. Isto porque, no último trimestre houve um aumento de 27%, “graças a um desempenho particularmente forte na Europa e Brasil”.

Segundo a Kantar isto contribuiu para um aumento de valor combinado de 8% entre consumo para dentro do e OOH, considerando snacks e bebidas não alcoólicas, sendo o quarto trimestre consecutivo em que o OOH está a recuperar.

Apesar dos indicadores positivos a Kantar alerta que, embora a recuperação tenha sido mais rápida do que o esperado, o valor proveniente do OOH ainda tem um caminho a percorrer, até serem restaurados os níveis pré-pandémicos.

Um outro dado curioso: os compradores estão a manter os hábitos que criaram durante a pandemia, incorporando ocasiões OOH de volta às suas rotinas, sem perder os novos momentos de snacks e bebidas em casa. No entanto o aumento dos preços está a levar os consumidores a fazerem downtrading; visitando canais ou lojas mais baratas ou escolhendo marcas mais baratas para gerir os seus orçamentos cada vez menores.

Face a isto a conclusão da Kantar é que a recuperação dos gastos em OOH para níveis pré-pandemia estará dependente do canal Horeca, especialmente na Europa, onde esses canais são fundamentais. Vendas em valor de snacks e bebidas através da Horeca cresceram 62% no último ano.

Mercados incluídos na análise: Portugal, Reino Unido, Espanha, Brasil, França, Tailândia, México e China Continental.

Ficha Técnica: Os dados de compra e consumo são baseados no Painel de Out-of-Home da Kantar Portugal, com uma amostra de 1.750 indivíduos participantes, dos 15-49 anos, representativos de Portugal Continental, que declaram as suas compras/consumos de forma contínua através do seu smartphone. As categorias que são acompanhadas no painel são de Bebidas (alcoólicas, não alcoólicas, águas e bebidas quentes) e Snacking (pastelaria, chocolates, batatas e snacks, gelados, doces e pastilhas, bolachas e barras de cereais, pipocas, iogurtes e frutos secos). São registadas todas as informações de consumo feito fora de casa, como dia da semana, momento do consumo, companhia, local do consumo, local onde se comprou o produto, motivações e perfil do consumidor – idade (dos 0-49 anos), género e região.

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