Homepage Newsletter Ponto de Venda

Receitas da Nike abrandam no último trimestre

Por a 28 de Junho de 2022 as 14:16

nike1As vendas da Nike desceram 1% no quarto trimestre do ano fiscal de 2022, concluído a 31 de maio, para 12.344 milhões de dólares, em resultado da quebra de receitas na China, devido ao confinamento, que foi de 19%, na comparação com igual período de 2021. A disrupção na cadeia de abastecimento e a redução das vendas nos Estados Unidos também contribuíram para esta ligeira quebra de vendas.

Apesar do desempenho do último trimestre do ano apontar para uma descida, as receitas anuais registaram uma subida de 5% para 46.710 milhões de euros.

O aumento dos custos também afetou a operação nos últimos três meses do ano, refletindo-se numa descida de 80 pontos base para 45% na margem bruta.  A crescente obsolescência dos stocks na China e os elevados custos de frete e de logística foram os grandes responsáveis pela diminuição da margem bruta no último trimestre.

Esta realidade repercutiu-se nos lucros da companhia norte-americana nos últimos três meses do ano. A Nike terminou o período com um resultado líquido de 1.439 milhões de dólares no último trimestre, uma redução de 5% face a igual período de 2021.

Mas, no total do ano, a Nike conseguiu aumentar os lucros. A companhia reportou um resultado líquido anual de 6.046 milhões de euros, um crescimento de 6% face ao ano anterior.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *