Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

Jerónimo Martins adquire 10,1% de empresa norueguesa produtora de salmão de aquacultura por 16,8 milhões de euros

Por a 22 de Junho de 2022 as 14:56
Pedro Soares dos Santos, presidente e CEO da Jerónimo Martins

Pedro Soares dos Santos, presidente e CEO da Jerónimo Martins

A Jerónimo Martins adquiriu 10,1% da empresa norueguesa produtora de salmão Andfjord Salmon, por 16,8 milhões de euros.

“A poucos dias do início da conferência dos Oceanos das Nações Unidas, em Lisboa, estamos a investir num projeto de negócio sustentável, promissor e verdadeiramente inovador que está totalmente alinhado com as nossas prioridades de responsabilidade corporativa. O projeto da Andfjord Salmon está focado no uso eficiente da tecnologia para produzir salmão – um produto estratégico para o nosso negócio – com menos impacto nos recursos naturais, contribuindo para a conservação e o uso sustentável do oceano, do mar e dos recursos marinhos”, afirma Pedro Soares dos Santos, presidente e CEO da Jerónimo Martins, citado em comunicado.

Com uma posição 10,1%, a Jerónimo Martins torna-se um dos maiores acionistas da empresa localizada na ilha de Andøya, no Arquipélago Ártico de Vesterålen, na Noruega.

Soares dos Santos já  manifestara, em anos anteriores, a intenção do grupo entrar na produção de salmão de aquacultura. “Num desafiante contexto tanto de alta pressão sobre os stocks marinhos como de segurança alimentar, acreditamos que investir nesta produção inovadora e sustentável irá também funcionar para nós como um acelerador da nossa curva de aprendizagem no que diz respeito às melhores práticas de aquacultura”, acrescenta o responsável.

Martin Rasmussen, CEO da Andfjord Salmon, congratula-se pelo facto de a empresa atrair um acionista com o relevo da Jerónimo Martins. “Consideramos uma vantagem ter um acionista que possuiu uma vasta competência em matéria de retalho alimentar internacional, marketing, logística e distribuição. Esperamos vir a conseguir beneficiar deste conhecimento quando estivermos prontos para comercializar o nosso salmão”, salienta Martin Rasmussen.

A empresa norueguesa, de resto, tem um perfil de sustentabilidade que foi considerado relevante para o grupo português entrar na estrutura acionista. “A abordagem do grupo Jerónimo Martins à produção alimentar e às operações sustentáveis é bastante impressionante. Estamos orgulhosos que o grupo tenha identificado a abordagem da Andfjord Salmon à aquacultura sustentável como adequada ao seu próprio portefólio agroalimentar”, conclui Martin Rasmussen.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *