Economia Homepage Newsletter

Clima de consumo na Europa continua no vermelho em maio

Por a 21 de Junho de 2022 as 14:34

escalator-g07b2ca685_640O clima de consumo na Europa caiu para -7,5 pontos em maio, ficado os indicadores expectativas económicas, expectativas salariais e propensão para comprar no sinal vermelho, segundo dados da GfK Portugal.

“Apesar de terem subido 3 pontos face a abril, as expectativas económicas mantiveram-se negativas em maio, com todos os países analisados a apresentarem um clima negativo. A Alemanha é o país com as expectativas económicas menos negativas. Portugal subiu 9 pontos face ao mês anterior, mas mantém uma perspetiva muito negativa (-35 pontos)”, refere a empresa de estudos de mercado, em comunicado.

O indicador referente às expetativas salariais subiu 3 pontos em comparação com abril, mantendo-se, ainda assim, em terreno negativo (-23 pontos)

Já a propensão para comprar manteve-se igual em relação aos valores de abril, de – 22 pontos. “São a Hungria, a Itália e a Bulgária que conseguem manter indicadores positivos (+26, +3 e +2, respetivamente). Em Portugal, a predisposição para comprar subiu 1 ponto, mantendo uma perspetiva negativa (-27 pontos)”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *