Economia Homepage Newsletter

Consumo individual real per capita e PIB per capita de Portugal abaixo da média da UE

Por a 20 de Junho de 2022 as 12:57

retalhoO consumo individual real (AIC, sigla em inglês) per capita em Portugal ficou 17% abaixo da média europeia em 2021, segundo dados divulgados pelo Eurostat.

O consumo individual real, que mede o bem-estar material das famílias, varia de 63% para 146% da média da União Europeia (UE) entre os 27 estados-membros.

No ano passado, nove estados-membros registaram um AIC per capita superior à média europeia, sendo o valor mais alto registado no Luxemburgo, com 46% acima da média europeia.

Na Dinamarca, Alemanha, Países Baixos, Áustria, Suécia, Finlândia e França os níveis do AIC per capita ultrapassaram em 10% o valor da média da UE.

Já 13 estados-membros, o AIC per capita ficou 25% abaixo da média europeia, enquanto cinco-estados-membro ficaram 25% ou mais abaixo da média. Neste grupo de países surgem a Croácia, a Eslovénia, a Hungria e a Eslováquia, tendo a Bulgária ficado 37% abaixo da média europeia.
Em relação ao Produto Interno Bruto per capita, este variou entre 55% abaixo da média europeia na Bulgária e 227% acima da média da EU no Luxemburgo. Dez estados-membros registaram um produto interno bruto per capita acima da média da UE.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *