Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Produção

Empresas japonesas criam joint venture em Portugal para produção de tomate com apoio de Inteligência Artificial

Por a 15 de Junho de 2022 as 11:05

tomateAs empresas japonesas Kagome e a NEC Corporation decidiram criar uma joint venture, em Portugal, para fornecer uma solução de Inteligência Artificial para apoiar a produção de tomate de indústria.

A empresa denomina-se DXAS Agricultural Technology, estando o arranque da operação previsto para julho. A Kagome tem uma participação de 66,6%, enquanto a NEC possui os restantes 33,4%.

 

“Acreditamos que o nosso negócio, por meio do CropScope, ajudará a alcançar tanto a sustentabilidade ambiental como uma agricultura rentável, ao mesmo tempo que cumpre a promessa dos agricultores, tal como nós na Kagome, de contribuir para a saúde das pessoas por meio do valor nutricional e do sabor delicioso dos tomates”, afirma Yoshihide Watanabe, diretor e diretor executivo sénior na Kagome.

“Este negócio ajudará a realizar o cultivo ambientalmente consciente e rentável do tomate, juntamente com o valor social de apoiar a alimentação e a saúde dos nossos clientes, levando ao crescimento da nossa nova empresa e da Kagome”, acrescenta.

A colaboração entre duas empresas remonta a 2015, ano de início do desenvolvimento tecnológico e da avaliação do negócio. A partir daí, as empresas começaram a fazer testes de demonstração em Portugal, Espanha, Austrália e Estados Unidos, sendo que há, neste momento, a possibilidade de expandir o negócio em sete países.

Mais recentemente, em abril de 2020, o acordo de parceria estratégica foi assinado, tendo as duas empresas usado a plataforma da NEC de TIC para a agricultura através da Inteligência Artificial, CropScore. “Face a um ambiente global desafiante, caracterizado pelo aquecimento global, mudanças climáticas, poluição dos solos e aumento vertiginoso do preço da água e dos fertilizantes, continuamos a desenvolver soluções em conjunto com a Kagome, com o objetivo de acrescentar valor aos locais de produção e à segurança alimentar, utilizando IA e outras tecnologias avançadas”, conclui Osamu Fujikawa, vice-presidente executivo e CFO da NEC Corporation.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *